Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dinamarca demonstra sinais de alívio da pressão sobre a ligação da coroa ao euro

O Banco Central da Dinamarca anunciou esta terça-feira que não foi necessário aumentar as reservas de moeda estrangeira, em Março, para controlar a valorização da coroa e assegurar a sua ligação ao euro.

4º Dinamarca
07 de Abril de 2015 às 16:37
  • ...

A Dinamarca não aumentou as reservas de moeda estrangeira em Março, anunciou esta terça-feira o banco central, citado pela agência de notícias Bloomberg. A medida sinaliza um alívio da pressão sob a coroa dinamarquesa e a sua ligação ao euro.

 

Depois do banco central da Suíça cortar a indexação do franco ao euro, a 15 de Janeiro, a Dinamarca ficou sob pressão, especulando-se que iria terminar também a ligação da sua moeda ao euro. Para defender a ligação cambial, o país tomou várias medidas, entre as quais o aumento das reservas de moeda estrangeira para controlar a valorização da moeda nacional. Esta terça-feira, o banco central da Dinamarca anunciou que em Março não tinha sido necessário intervir e o nível de reservas manteve-se praticamente inalterado, avança a agência de notícias.

 

Na semana passada, dia 30 de Março, a Dinamarca emitiu dívida pela primeira vez em dois meses, sinalizando já a recuperação da coroa dinamarquesa. A suspensão de emissão de dívida foi outra das medidas aplicadas pelo banco central da Dinamarca para assegurar a ligação da moeda ao euro, ao diminuir os activos que os investidores podiam adquirir em coroas dinamarquesas.

 

"A lista de sinais de vitória do banco central na batalha da coroa aumenta a cada dia", disse Tore Stramer, analista no Nykredit Markets, em Copenhagam à Bloomberg.

 

O corte da taxa de juro dos depósitos para -0,75%, outra das medidas tomadas pelo banco central, não deverá contudo ser revertido tão cedo, consideram os analistas consultados pela Bloomberg. "Ainda que o banco tenha ganho a batalha, não acreditamos que uma subida da taxa ocorra em breve", disse Stramer. Segundo o analista, o banco deverá optar por intervir no mercado de moeda estrangeira e reduzir as reservas, actualmente em nível recorde. Segundo dados da Bloomberg, estas atingiram em Fevereiro um nível recorde de 40% do produto interno bruto (PIB). 

 

A coroa dinamarquesa mantém-se inalterada esta terça-feira, pela terceira sessão consecutiva, nos 0,1338 euros, ou seja um euro vale 7,47384 coroas. O objectivo do banco central é fixar um câmbio de 7,46038 coroas dinamarquesas por euro, mas este pode variar num intervalo de 2,25%, relativamente a este objectivo. 

Ver comentários
Saber mais Banco Central da Dinamarca Suíça Dinamarca coroa dinamarquesa euro reservas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio