Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCE mais pessimista para este ano e 2024: espera menos crescimento e mais inflação

Nas previsões divulgadas agora, o Banco Central Europeu (BCE) estima que a economia cresça 0,9% e que os preços subam 5,4% este ano. Estimativas são piores do que as de março.

15 de Junho de 2023 às 13:35
  • 1
  • ...
O Banco Central Europeu (BCE) mostra-se ligeiramente mais pessimista face ao que estava em março, esperando agora que, este ano, a economia da Zona Euro cresça 0,9% e que os preços aumentem 5,4%. As estimativas são piores em 0,1 pontos percentuais em ambos os casos e tanto para este ano, como para o próximo.

De acordo com as primeiras estimativas do Eurosistema divulgadas nesta quinta-feira, 15 de junho, o BCE espera que a economia da Zona Euro avance 0,9% este ano, 1,5% em 2024 e 1,6% em 2025. As projeções ficam aquém das divulgadas anteriormente, em março, quando as previsões apontavam para crescimentos ligeiramente superiores, de 1% este ano e de 1,6% no próximo. A expectativa para 2025 mantém-se. 

Já relativamente à inflação, o BCE espera que os preços - medidos pelo Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) - cresçam 5,4% este ano, abrandando para 3% em 2024 e para 2,2% em 2025. Em março, esperava que a inflação travasse ligeiramente mais: para 5,3% este ano, para 2,9% em 2024 e para 2,1% em 2025. 

Os números agora divulgados mostram que a expectativa do BCE é que, embora a inflação desça todos os anos, em 2025 continua ainda acima do objetivo de 2%. E agora mais acima do que o previsto. 

"Os indicadores das pressões subjacentes sobre os preços continuam fortes, embora alguns demonstrem sinais de melhoria", afirma a autoridade monetária, que reviu em alta também as suas previsões para a inflação subjacente, que exclui bens mais voláteis, como a energia e os alimentos, e que por isso é considerada um indicador mais crítico do enraizamento da inflação na eocnomia.

Assim espera que a inflação subjacente atinja 5,1% este ano, descendo para 3% em 2024 e para 2,4% em 2025. 

"As subidas de taxas de juro anteriores estão a ser transmitidas em força para as condições de financiamento e estão a ter, gradualmente, impacto na economia" da Zona Euro, afirma o BCE. 

(Notícia atualizada às 13:41 com mais informação)
Ver comentários
Saber mais BCE Zona Euro Banco Central Europeu economia negócios e finanças macroeconomia economia (geral) conjuntura PIB economia inflação preços salários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio