Notícia
EUA vão reforçar controlo sobre investimento chinês
O Departamento do Tesouro norte-americano pretender reforçar o escrutínio sobre o investimento chinês em sectores sensíveis e está já a preparar legislação nesse sentido. O objectivo é limitar investimentos em tecnologias em expansão.
A guerra comercial entre os Estados Unidos e a China prossegue o seu caminho. O Departamento do Tesouro norte-americano quer incrementar o controlo sobre investimento chinês em indústrias-chave estando já a preparar uma lei com carácter de emergência que tenderá a agravar a tensão entre Washington e Pequim.
A intenção da Casa Branca passa por recorrer a mecanismos legais para declarar como ameaça à segurança nacional e económica o investimento chinês realizado nos EUA, designadamente em tecnologias como as relacionadas com a produção de veículos de maior eficiência energética, robótica e aeroespacial.
O secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, que estará a preparar esta legislação desde Dezembro último, vai apresentar um relatório no próximo dia 29 de Junho em que deverá explicar pormenores sobre as intenções da administração americana. Até ao momento, as autoridades dos EUA e da China não fizeram qualquer comentário público sobre o assunto.
A possibilidade de tal legislação poder significar um ponto de não retorno nas relações comerciais entre as duas maiores economias mundiais provocou a queda das bolsas asiáticas na sessão bolsista desta segunda-feira.
Entretanto, a China e a União Europeia já alertaram para o risco de uma guerra comercial provocar uma recessão global.