Notícia
Ajuda à Ucrânia está a ser negociada na Europa
Fonte oficial da União Europeia revelou que estão a decorrer negociações com os Estados-Membro da região, bem como com outros parceiros, tendo em vista um pacote financeiro para a Ucrânia. Suíça pode participar neste programa.
A União Europeia está a negociar com os Estados-membros e os seus parceiros um pacote de ajuda financeira à Ucrânia, revelou fonte oficial citada pela Bloomberg.
A mesma fonte adiantou que a Suíça pode participar neste programa, não tendo adiantado mais pormenores.
As negociações com a Ucrânia têm decorrido nos últimos tempos. Ainda esta semana a chefe da diplomacia externa europeia, Catherine Ashton, afirmou que a Europa estava a trabalhar num pacote de assistência financeira à Ucrânia, numa altura em que a turbulência política neste país continua elevada.
Os protestos saíram à rua em Kiev há dois meses depois de o Presidente ter adiado a assinatura de um acordo de associação com a União Europeia que estava previsto para ser rubricado no final de Novembro do ano passado.
A situação política levou mesmo a que o primeiro-ministro ucraniano apresentasse a sua demissão.
A Rússia tem tido um papel activo nas relações com a Ucrânia tendo garantido financiar o país. Contudo, na semana passada suspendeu um pacote de ajuda no valor de 15 mil milhões de dólares.
A União Europeia tem-se multiplicado em mensagens que garantem que não quer interferir nas relações entre a Ucrânia e a Rússia.
Entretanto, o Fundo Monetário Internacional (FMI) disse não ter recebido qualquer pedido sobre um pacote de ajuda financeira ao país, ainda que o porta-voz da instituição garanta que o FMI "está preparado para apoiar reformas económicas no país que preservem a estabilidade e reanimem o crescimento".