Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

OCDE reconhece êxitos da estratégia económica no Japão mas pede reformas estruturais

As medidas da "Abenomics colocaram o Japão "na direcção certa" para conseguir o aumento do seu Produto Interno Bruto (PIB) de 1% em 2015 e de 1,5% em 2016, segundo as estimativas da OCDE.

Japão 4ª posição em 2030, com PIB de 6.417 mil milhões de dólares, após 3ª posição em 2014.
15 de Abril de 2015 às 07:59
  • ...

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) reconheceu hoje os "sucessos" da estratégia económica do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, mas instou-o a aplicar reformas estruturais para reactivar o crescimento.

 

Estas são as principais conclusões do relatório anual sobre o Japão, elaborado pela OCDE e apresentado hoje em Tóquio pelo presidente daquela organização, o mexicano Ángel Gurría, noticia a agência Efe.

 

O documento destaca a aplicação, desde 2013, das duas primeiras medidas da "Abenomics" -- como é conhecida a estratégia económica do primeiro-ministro japonês --  e que se traduziram na agressiva flexibilização monetária e aumento do gasto público.

 

Estas medidas colocaram o Japão "na direcção certa" para conseguir o aumento do seu Produto Interno Bruto (PIB) de 1% em 2015 e de 1,5% em 2016, segundo as estimativas da OCDE.

 

Não obstante, Gurría advertiu que o Japão "ainda não conseguiu a recuperação do comércio, o investimento privado e o crédito", pelo que "ainda não desenvolveu todo o seu potencial de crescimento".

 

Ver comentários
Saber mais Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico OCDE Shinzo Abe Japão
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio