Notícia
Japão entra em recessão no terceiro trimestre
As empresas e o investimento foram os responsáveis pelo segundo trimestre consecutivo de queda do PIB japonês. O consumo privado impediu um maior recuo da economia mas não a recessão técnica.
A economia japonesa encolheu entre Julho e Setembro. Foi o segundo trimestre consecutivo em contracção. O que significa que o Japão está em recessão técnica.
No terceiro trimestre de 2015, a economia nipónica recuou a uma taxa anualizada de 0,8%, depois de ter já caído 0,7% no segundo trimestre, de acordo com a Bloomberg.
A queda do produto interno bruto (PIB) do Japão foi mais intensa do que a antecipada pelos economistas, que esperavam um recuo de 0,2%. Uma recessão técnica ocorre quando há contracção real da economia por dois trimestres consecutivos.
O investimento das empresas, ao cair 0,2%, foi um dos principais responsáveis pelo desempenho de Tóquio. Contudo, também os inventários (com as empresas a reduzirem os seus "stocks"), ao diminuírem 0,5%, contribuíram para a recessão técnica. O consumo privado subiu 0,3% e impediu uma maior queda da economia, segundo os dados divulgados pela Bloomberg.
Como indica a agência de informação, esta é a segunda recessão técnica que o primeiro-ministro Shinzo Abe enfrenta desde que assumiu o cargo, em Dezembro de 2012. Abe deu o nome à "Abenomics", conjunto das políticas levadas a cabo pelo próprio com o intuito de estimular a economia através, por exemplo, de auxílio monetário.
Numa altura em que os Estados Unidos se preparam para subir as taxas de juro de referência e retirar alguma ajuda à maior economia do mundo, os dados relativos ao Japão revelados esta segunda-feira, 16 de Novembro, trazem maior pressão para o líder do Executivo japonês e também para o Banco do Japão sobre o rumo a tomar na ajuda à economia nipónica.