Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sanders declara apoio a Hillary Clinton

O apoio formal foi dado esta terça-feira durante um comício em New Hampshire, onde participam os dois ex-oponentes na nomeação democrata às presidenciais de Novembro próximo.

Reuters
12 de Julho de 2016 às 16:54
  • ...

O candidato à nomeação democrata nos EUA, Bernie Sanders, anunciou esta terça-feira, 12 de Julho, o seu apoio formal à sua adversária interna, Hillary Clinton, na corrida à Casa Branca.


"A Secretária Clinton ganhou o processo de nomeação dos Democratas. (..) E eu pretendo fazer tudo para assegurar que ela será a próxima Presidente dos Estados Unidos", afirmou Sanders num comício em Portsmouth, New Hampshire, onde ambos os democratas participam. 

Em 24 de Junho Sanders tinha admitido a possibilidade de apoiar Hillary Clinton, depois de esta ter conseguido obter o número necessário de delegados para garantir a sua indigitação na convenção nacional do Partido Democrata, em Filadélfia, de 25 a 28 de Julho. Na altura, Sanders decidiu não desistir da corrida à nomeação.

Cinco semanas depois de Clinton ter cruzado a barreira de delegados necessários, o anúncio marca para assim Sanders o fim da corrida à nomeação pelos Democratas.

Segundo a Reuters, a mais recente sondagem daquela agência noticiosa e da Ipsos dá apenas 40% dos actuais apoiantes de Bernie Sanders como podendo apoiar Clinton na corrida a Washington, pelo que a acção de apoio desta terça-feira será um primeiro passo para a antiga Secretária de Estado conquistar apoios na franja mais à esquerda do partido. 

Na semana passada, a campanha de Clinton aderiu a propostas feitas por Sanders, como a isenção do pagamento de propinas no ensino superior público para famílias com rendimento anual inferior a 125 mil dólares (113 mil euros à cotação actual) e o aumento da cobertura da prestação de cuidados de saúde. Já a proposta de Sanders de bloquear no Congresso o Acordo Transpacífico não passou junto de Clinton. 

 

(Notícia actualizada às 18:20 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais Bernie Sanders Hillary Clinton Casa Branca política diplomacia estados unidos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio