Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Militares vão controlar distribuição de alimentos e de medicamentos na Venezuela

O ministro da Defesa venezuelano, Vladimir Padrino López, confirmou esta quinta-feira que os militares vão controlar a distribuição de alimentos no país, um projecto que começará com 18 categorias básicas alimentares e será depois expandido aos medicamentos e produtos industriais. 

38º Venezuela - Pontuação 50
25 de Agosto de 2016 às 14:43
  • 3
  • ...

Em declarações à imprensa, Padrino López, disse que os militares têm a missão de elaborar um "mapa de comercialização e distribuição" dos alimentos básicos, "desde a importação e comercialização, até aos Comités Locais de Abastecimento e Produção (Clap)".

 

Trata-se de uma iniciativa do Governo venezuelano que procura "controlar todos os produtos" comercializados no país e impedir que a distribuição seja "dominada" por redes privadas.

 

Algumas empresas de distribuição são propriedade de empresários estrangeiros, entre eles os portugueses.

 

"Não podemos continuar a permitir que a distribuição esteja nas mãos de drogarias privadas, tendo toda a capacidade robotizada que nos deixou o comandante Hugo Chávez (socialista que presidiu à Venezuela entre 1999 e 2013)", disse, referindo-se ao sector dos medicamentos.

 

Vladimir Padrino López, que também é chefe do programa governamental Grande Missão Abastecimento Soberano, anunciou na terça-feira que, segundo instruções do Presidente Nicolás Maduro, tinha dado ordens para ser designado um general ou uma equipa cívico-militar por cada categoria, ou seja, um general ou almirante será o chefe da categoria, por exemplo, arroz e mostrará tudo num mapa, desde a produção ou importação, passando pelo processo da agro-indústria, até a comercialização e aos Clap.

 

O anúncio teve lugar no programa radiofónico e televisivo "Em Contato com Maduro", transmitido pela televisão estatal venezuelana, durante o qual vincou que os militares vão "combater máfias, especulação de preços e outros delitos".

 

Na Venezuela são cada vez mais frequentes as queixas dos cidadãos sobre as dificuldades para conseguir alguns produtos, designadamente alimentos e medicamentos, que escasseiam no mercado local.

 

Em Abril de 2016 o Presidente Nicolás Maduro anunciou que a distribuição de alimentos seria feita sob o controlo dos Comités Locais de Abastecimento e Produção, uma iniciativa polémica, com a qual o Executivo pretendia combater o contrabando e a revenda ilegal de produtos.

 

Alguns cidadãos, entre eles os opositores do Governo venezuelano, criticaram fortemente a institucionalização dos Clap, que associam aos sovietes, os conselhos de representantes operários que apareceram pela primeira em 1905 na Rússia, para impulsionar a revolução russa.

 

No entanto, parte da população, entre eles portugueses, acreditam que os Clap podem ajudar a solucionar o problema da escassez de produtos no país, mas questionam se não vão ser privilegiados alguns cidadãos em detrimento de outros.

Ver comentários
Saber mais Nicolas Maduro Venezuela economia política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio