Notícia
Venezuela: 18 generais assumem o controlo da distribuição alimentar
A produção e distribuição dos principais alimentos e produtos básicos foi confiada a 18 generais. Feijão preto, margarina e papel higiénico são alguns deles.
Perante a grave escassez na Venezuela, a produção e a distribuição dos principais alimentos e produtos básicos foi confiada a 18 altos oficiais da Força Armada Nacional Bolivariana. A lista dos responsáveis por cada produto foi divulgada nesta segunda-feira, 12 de Setembro, concretizando uma decisão que havia sido anunciada em Julho.
O decreto assinado então por Nicolas Maduro criou um novo organismo, chamado de Comando de Suprimento, chefiado pelo ministro da Defesa, Vladimir Padrino. O novo órgão pode obrigar empresas do sector privado a vender a produção para entidades estatais.
O Governo tem atribuído às redes de distribuição a culpa pelo elevado preço dos produtos e o desaparecimento destes das prateleiras devido aos controles de preços estabelecidos desde os tempos do falecido Hugo Chávez. Depois de declarar-se socialista, em 2007, o regime decidiu aumentar a participação estatal na economia e intervir no processo de distribuição. Em 2008 foram criados os guias de distribuição para controlar a entrega da matéria-prima para as fábricas, e depois o transporte do produto final dos depósitos para os supermercados públicos e particulares.
Escreve o El País que o regime chavista está convencido de que há agora uma confabulação contra a Administração para evitar que os produtos cheguem às prateleiras, e acredita que os soldados porão a funcionar toda a cadeia de produção e de distribuição.
Óleo: General de brigada Jorge Pérez Mancilla
Arroz: General de divisão José Inés González Pérez
Avícola (frango e ovos): Contra-almirante Ángel Rueda Pinto
Açúcar: General de brigada Ludwing Palima Cisneros
Carne bovina: General de divisão Luis Alejandro Jiménez Villaruel
Feijão preto: General de brigada Reynzer Rojas Omaña
Detergente, sabonete, champô, creme dental e desodorante: General de brigada Fernando Prieto Ventura
Produtos farmacêuticos: General de divisão Juan Rivas Rojas
Farinha de milho: Vice-almirante Freddy Lozada Peraza
Lacticínios: General de brigada José Gregorio Pérez Malavé
Milho amarelo: General de divisão Javier Antonio Rosales Duque
Margarina: Contra-almirante Adolfo Contreras Soto, director de Logística do Segundo Comando e do Estado-Maior Geral da Marinha Bolivariana
Papel higiénico, toalhas sanitárias e fraldas descartáveis: General de brigada Manuel Vera Boada
Trigo: General de divisão Francisco Yánez Rodríguez
Peixes: Vice-almirante Luisa María Lozada Fergusson
Carne suína: General de brigada Rubén Barreto Barrios
Soja em farelo e grãos: General de brigada José Jesús Hernández Perales