Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Estados Unidos e Cuba vão iniciar conversações para "normalizar relações diplomáticas"

A libertação do norte-americano Alan Gros, condenado em Cuba a 15 anos de prisão por espionagem, terá sido o primeiro passo de uma mudança histórica nas relações entre os dois países.

Reuters
Negócios 17 de Dezembro de 2014 às 16:32
  • 4
  • ...

Os Estados Unidos e Cuba vão iniciar conversações bilaterais para normalizar as relações diplomáticas, numa mudança histórica nas relações entre os dois países, avança a imprensa internacional esta quarta-feira, 17 de Dezembro.

 

De acordo com as informações avançadas pelas autoridades norte-americanas aos meios de comunicação social, o país pretende mesmo reabrir uma embaixada em Havana nos próximos meses, o que acontecerá pela primeira vez em mais de cinquenta anos.

 

Estas medidas são parte de um acordo que inclui a libertação do americano Alan Gross por Cuba, e de três cubanos presos na Florida por espionagem.

 

Alan Gross, de 65 anos, foi detido em 2009, altura em que se encontrava em Cuba a trabalhar para a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), encarregue de expandir a rede de Internet numa pequena comunidade judaica.

 

Gross foi condenado a 15 anos de prisão, acusado de ter conspirado contra o regime cubano, e libertado esta quarta-feira, cinco anos depois. O norte-americano já deixou Cuba com destino ao seu país num avião do governo.  

 

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fará uma declaração ao país esta tarde. Ao mesmo tempo, Raul Castro estará a dirigir-se "ao povo" para "realizar um importante anúncio sobre as relações com os Estados Unidos" segundo o jornal oficial do Partido Comunista de Cuba. 

Ver comentários
Saber mais Estados Unidos Cuba Havana Raúl Castro política diplomacia Partido Comunista de Cuba relações internacionais espionagem economia negócios e finanças presidente dos Estados Unidos Barack Obama
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio