Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Banco Central do Brasil antecipa queda do PIB e inflação acima do limite

As projecções divulgadas pelo Banco Central do Brasil apontam para que o produto interno bruto diminua 0,5% este ano, depois de ter registado uma queda estimada de 0,1% no ano de 2014. Quanto à inflação, a autoridade monetária antecipa que os preços subam 7,9%, ficando assim acima do limite de 6,5%.

Reuters
Negócios 26 de Março de 2015 às 20:18
  • 1
  • ...

O produto interno bruto (PIB) do Brasil vai diminuir 0,5% em 2015, de acordo com as projecções do Banco Central do Brasil, citadas pelo jornal Folha de São Paulo. Esta diminuição estimada do PIB surge depois de ser previsto que, em 2014, se tenha verificado uma queda de 0,1%.

 

Segundo o Valor Económico, as previsões do banco central apontam para que a diminuição do PIB seja determinada sobretudo pelo mercado interno. O mercado externo deverá ajudar, por outro lado, a mitigar a pressão do mercado doméstico.  

 

Em relação à inflação, os preços deverão subir 7,9%, um valor acima dos 6,5% - tecto fixado pelas leis brasileiras. A Folha de São Paulo explica que a inflação tem ultrapassado a meta dos 4,5% desde 2010, tendo estado contudo abaixo do tecto fixado por lei. A última vez que os preços subiram acima da lei foi em 2003, época em que o limite era de 6%.

 

Esta publicação adianta ainda que, devido à recessão prevista e à inflação elevada, a economia brasileira aproxima-se daquilo que é conhecido entre os economistas como estagflação.

 

Ver comentários
Saber mais Brasil Banco Central do Brasil PIB
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio