Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Argentina vai à segunda volta nas Presidenciais pela primeira vez na história

Os argentinos foram às urnas este domingo para escolherem o novo presidente. Mas a votação foi renhida e ditou uma segunda volta, o que nunca aconteceu antes.

Bloomberg
Negócios 26 de Outubro de 2015 às 11:44
  • 1
  • ...

Daniel Scioli (na foto), candidato da presidente Cristina Kirchner, e Mauricio Macri, prefeito Buenos Aires, vão disputar a segunda volta das eleições presidenciais, agendada para o dia 22 de Novembro, depois de os resultados eleitorais de ontem não terem dado a vitória a nenhum dos candidatos.

 

Para evitar uma segunda volta, um dos candidatos precisava de conseguir entre 40% a 45% dos votos, com 10 pontos percentuais de distância face ao segundo, o que não aconteceu.

 

Com mais de 97% dos votos contados, Daniel Scioli conseguiu 36,8% dos votos, enquanto Mauricio Macri conseguiu 34,3%. Um resultado que está a ser interpretado como uma derrota do candidato de Cristina Kirchner, com o El País a realçar que, no início das eleições estava dada como certa a vitória na primeira volta, e actualmente admite-se que Scioli perca na segunda volta.

 

A segunda volta para se chegar à Casa Rosada, a sede da presidência, foi assim agendada para 22 de Novembro. Esta será a primeira vez que o país vai a uma segunda volta, desde que regressou à democracia, em 1983.

 

Cristina Kirchner deverá pôr fim a 12 anos à frente do país e passar o testemunho ao seu sucessor a 10 de Dezembro.

 

Ver comentários
Saber mais Argentina eleições política Daniel Scioli Cristina Kirchner Mauricio Macri
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio