Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Eleitores da África do Sul escolhem hoje representantes no parlamento

Os 25,3 milhões de eleitores da África do Sul são chamados hoje às urnas para escolherem os seus representantes no parlamento bicamaral, prevendo-se a vitória do Congresso Nacional Africano (ANC), no poder.

Negócios 07 de Maio de 2014 às 09:15
  • ...

Vencedor de todas as eleições desde 1994, quando se realizou o primeiro escrutínio multirracial, o ANC recolhe 63% das intenções de voto, segundo a última sondagem divulgada pelo instituto Ipsos.

Apesar do desemprego, que atinge um quarto da população activa, de metade dos sul-africanos viverem abaixo do nível de pobreza e da corrupção, o ANC regista na sondagem apenas menos três pontos percentuais que o conseguido nas eleições de 2009.

 

Continuando o ANC no poder, o seu líder e Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, será reconduzido pelo parlamento.

 

O principal partido da oposição, a Aliança Democrática (AD), liderado por Helen Zille, poderá conseguir 22% dos votos, um aumento de quase seis pontos percentuais desde as últimas eleições, e manterá o controlo da província do Cabo Ocidental, de acordo com o inquérito do Ipsos.

 

O resultado que será obtido pelos estreantes Lutadores da Liberdade Económica, do antigo líder da juventude do ANC Julius Malema, suscita curiosidade.

 

A defesa de nacionalizações e de apreensão de terras render-lhe-á 5% dos votos, segundo a sondagem do Ipsos.

 

Trinta e três partidos políticos apresentam candidatos às quintas eleições gerais desde o fim do "apartheid", há 20 anos.

 

Em causa estão os 400 lugares da assembleia nacional (câmara baixa que elege o presidente do país) e os 90 do conselho nacional de províncias (câmara alta).

 

As assembleias de voto abrem às 07:00 (06:00 em Lisboa) e encerram às 21:00.

 

Ver comentários
Saber mais África do Sul parlamento eleitores
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio