Notícia
Governo abre concursos para juízes e magistrados do Ministério Público
Além das 126 vagas anunciadas pelo ministério liderado por Francisca Van Dunem, foram ainda abertos 50 lugares para formação de juízes presidentes de tribunais de comarca, magistrados do MP e administradores judiciários.
O Ministério da Justiça anunciou esta segunda-feira a abertura de concursos para 126 novos auditores de Justiça, que visam reforçar o número de juízes nos tribunais judiciais, administrativos e fiscais e de magistrados do Ministério Público.
Os concursos, que foram também esta segunda-feira publicados em Diário da República, decorrem junto do Centro de Estudos Judiciários, onde foram ainda abertas vagas para a formação de juízes presidentes, coordenadores do Ministério Público e administradores judiciários.
De acordo com o ministério liderado por Francisca Van Dunem, a abertura destes concursos tem impacto financeiro "neutro" no orçamento da Justiça, "por via das aposentações ocorridas e previstas durante o presente ano judiciário".
Por outro lado, o ministério abriu 50 vagas em cursos de formação para juízes presidentes de tribunais de comarca e magistrados do Ministério Público coordenadores (15 vagas para cada um) e 20 para Administradores Judiciários.
"Procura-se assim, melhorar a capacitação dos agentes judiciários, tendo em conta o alargado leque de competências de gestão introduzidas pela reforma do mapa judiciário", refere a mesma nota.