Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Subida do IUC pode valer o dobro do corte nas portagens do interior

Agravamento do Imposto Único de Circulação, devido à atualização à inflação e à introdução de uma "componente ambiental" sobre os carros mais antigos, pode render 150 milhões de euros para o Estado. Valor é superior à redução extra nas ex-Scut que vale 72,4 milhões.

A UTAP diz que novo regime de descontos nas portagens teve impacto negativo nas receitas, mas também contribuiu para o aumento do tráfego.
Paulo Duarte
17 de Outubro de 2023 às 09:19
  • 20
  • ...
O agravamento do Imposto Único de Circulação (IUC) previsto na proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano (OE2024) pode render ao Estado mais do que os 72,4 milhões de euros que Governo vai cortar, por ano, nas portagens das antigas auto-estradas gratuitas do interior do país e no Algarve, revela esta terça-feira o Público.

Em causa está um agravamento do IUC por via do aumento generalizado da taxa de inflação (3%) e da cobrança de uma "componente ambiental" sobre os carros mais antigos (com matrícula anterior a 2007). O total de receita arrecadado por essa via seria usado para compensar o corte nas portagens, segundo o Governo.

Porém, numa proposta vinda do setor privado, em 2021, calculava-se que o aumento do IUC se traduziria em 150 milhões de euros para o Estado, o que corresponde a mais do dobro do que se corta nas portagens das antigas Scut.
Ver comentários
Saber mais IUC portagens interior Imposto Único de Circulação Estado receita impostos Scut
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio