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Reclamações nos serviços públicos aumentaram 40%. Segurança Social lidera

A Segurança Social, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e o Centro Nacional de Pensões (CNP) estão no topo da lista dos serviços públicos com mais reclamações recebidas na plataforma do Portal da Queixa.

Correio da Manhã
08 de Junho de 2018 às 13:32
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O Portal da Queixa registou, entre Janeiro e Maio deste ano, um aumento de 40% no número de queixas dirigidas aos serviços públicos face ao período homólogo.

A Segurança Social, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e o Centro Nacional de Pensões (CNP) são as organizações públicas com mais reclamações recebidas na plataforma do Portal da Queixa. Já o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), o Ministério da Educação e da Ciência (MEC) e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) são os que mais resolvem as queixas dos consumidores.

A Segurança Social já recebeu cerca de 881 reclamações entre Janeiro e Maio de 2018, o que a coloca como o serviço público com maior número de queixas. As reclamações estão, em grande parte, relacionadas com "problemas na atribuição dos rendimentos, abonos ou outros". Cerca de 62% dos queixosos reclama "falhas no atendimento e na análise da situação" e 38% com "atrasos significativos na entrega de subsídios e a falta de resposta por parte da entidade", avança o comunicado do Portal da Queixa.

No segundo lugar da tabela está o SNS com cerca de 273 reclamações. Cerca de 52% das queixas relacionam-se com o "mau atendimento" e 45% com o "mau serviço prestado nos hospitais ou centros de saúde". Segue-se na listagem dos serviços públicos com mais queixas até Maio o Centro Nacional de Pensões, que regista 264 reclamações desde o início do ano.

Também a Câmara Municipal de Oeiras se destaca entre as organizações públicas com maior número de reclamações, com uma variação de 280% face ao período homólogo. 

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