Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Imposto sobre a cerveja e bebidas espirituosas volta a subir 3%

A fiscalidade que incide sobre as cervejas e bebidas como a vodka e o gin vai sofrer um aumento no próximo ano. O imposto sobre o vinho não é alterado.

Bloomberg
14 de Outubro de 2016 às 15:51
  • 26
  • ...

A proposta do Orçamento do Estado para o próximo ano contempla um agravamento dos impostos sobre as cervejas e as bebidas espirituosas.

 

De acordo com a proposta de Orçamento, a que o Negócios teve acesso, o imposto sobre o vinho, ao contrário do que chegou a ser anunciado, não sofre alterações, continuando em zero euros.

 

As alterações no imposto sobre o álcool e as bebidas alcoólicas (IABA) estão na cerveja e nas bebidas espirituosas.

 

O imposto que incide sobre as cervejas oscila actualmente entre os 7,98 euros (entre 0,5 % e 1,2 % vol. de álcool adquirido) e os 28,06 euros (superior a 1,2 % vol. de álcool adquirido e superior a 15° platô) por hectolitro. No próximo ano, passará para valores entre 8,22 euros e 28,90 euros, o que traduz aumentos de 3%.

 

No caso das bebidas espirituosas, o aumento também é de 3%. "A taxa do imposto aplicável às bebidas espirituosas é de 1.367,78 euros por hectolitro", refere a proposta do articulado do Orçamento. Actualmente o imposto é de 1.327,94 euros.

 

No Orçamento do próximo ano, o Governo de António Costa optou assim por repetir o agravamento de impostos já efectuado este ano, uma vez que também aumentou em 3% o imposto aplicado à cerveja, às bebidas espirituosas e aos vinhos licorosos. Previa arrecadar 187 milhões de euros com este imposto este ano, sendo que, até Agosto a receita do IABA tinha já totalizado os 123,9 milhões de euros, refere a Lusa.

Ver comentários
Saber mais Orçamento do Estado impostos cerveja
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio