Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo não espera qualquer impacto do BES em 2015

O PS acusa o Governo de ter um "apagão" no Orçamento do Estado para 2015: o efeito do BES nas contas públicas e na economia. Maria Luís Albuquerque diz que não percebe que efeito é que lá poderia estar.

A carregar o vídeo ...
21 de Outubro de 2014 às 11:33
  • 4
  • ...

O Governo não espera qualquer impacto do BES nem na actividade económica, nem no Orçamento do Estado de 2015. Essa foi a justificação dada pela ministras Finanças para a não referência à situação no BES no Orçamento do Estado do próximo ano. Maria Luís Albuquerque respondia a João Galamba, do PS, que tratou a ausência do tema no documento como um "apagão".

 

"Há um apagão neste OE: o impacto no BES", afirmou o deputado socialista questionando sobre os efeitos na economia e no Orçamento da crise no BES. Pelos vistos "não tem grande relevância para o Governo. O facto de preocupar toda a gente excepto o Governo é em si um sinal de preocupação", afirmou o deputado.

 

Maria Luís Albuquerque diz ver razão para referir ou avaliar riscos associados ao BES no próximo ano: "Não percebo que impactos é que poderia esperar em 2015", respondeu, parecendo afastar a possibilidade da evolução da situação no Novo Banco poder prejudicar as contas públicas do próximo ano ou ter um impacto negativo na economia. O Orçamento também é omisso quanto a possíveis impactos em 2014.

 

Se o Novo Banco não for alienado este ano haverá um impacto desconhecido no défice orçamental em anos futuros quando se concretizar. O Banco de Portugal e entidades independentes como a Universidade Católica admitem impactos negativos este ano no PIB da crise no banco. 

Ver comentários
Saber mais Governo BES Orçamento do Estado Maria Luís Albuquerque João Galamba PS Novo Banco Banco de Portugal Universidade Católica
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio