Notícia
Desporto e ginásios vão dar descontos no IRS
Dedução ao IRS por exigência de fatura passa também a abranger os gastos com atividades desportivas, incluindo ginásios, de acordo com uma versão preliminar da proposta de Orçamento do Estado para 2021 a que o Negócios teve acesso.
Tal como acontece já sempre que os contribuintes pedem faturas nos restaurantes, cabeleireiros, mecânicos ou veterinários, também as faturas de custos com atividades de desporto vão passar a dar descontos no IRS.
Em causa está a dedução do IVA, que prevê que à coleta do IRS devido pelos sujeitos passivos nestas atividades seja dedutível um montante correspondente a 15 % do IVA suportado por qualquer membro do agregado familiar, com o limite global de 250 euros por familia.
A partir de 2021, e de acordo com uma versão preliminar da proposta de Orçamento do Estado a que o Negócios teve acesso, passarão a ser também incluídas nesta dedução as faturas relativas aos seguintes setores de atividade: Ensinos desportivo e recreativo; Atividades dos clubes desportivos e atividades de ginásio – fitness.