Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

“Depois da metralhadora no ano passado, este OE é um tiro a dois alvos: pensionistas e função pública”

Pedro Santos Guerreiro faz um comentário instantâneo a uma proposta de Orçamento do Estado que mantém o “enorme aumento de impostos” e aumenta cortes sobretudo sobre a função pública e pensionistas. Mas que inverte a dívida pública.

A carregar o vídeo ...
Comentário Pedro Santos Guerreiro
15 de Outubro de 2013 às 17:29
  • 11
  • ...

A três horas da apresentação pelo Governo da proposta do Orçamento do Estado para 2014, a redacção do Negócios teve acesso em primeira mão ao documento e iniciou o noticiário. Numa primeira análise instantânea, Pedro Santos Guerreiro comenta que depois do “enorme aumento de impostos” de 2013, em 2014 acrescem as medidas de austeridade sobre dois grandes grupos, a função pública e os pensionistas.

 

O director do Negócios realça ainda que esta proposta de OE contem uma mensagem clara de inversão de indicadores: cumprimento do défice de 4% do PIB, primeiro excedente primário e inversão da curva da dívida pública, ainda que ténue. Estes indicadores são claramente orientados para conduzir à descida das taxas de juro e, portanto, ao regresso de financiamento do Estado em mercados e, portanto, ao programa cautelar.

 

Os riscos, no entanto, permanecem. E nenhum é maior que o do chumbo pelo Tribunal Constitucional de várias das medidas propostas.

 

Veja o vídeo com o primeiro comentário à proposta do Orçamento do Estado para 2014.

Ver comentários
Saber mais Orçamento do Estado
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio