Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Centeno diz que OE 2020 foi "feito no menor espaço de tempo" da história democrática

O ministro das Finanças já entregou a proposta do OE 2020 no Parlamento. Centeno referiu que este "foi o orçamento mais rápido" de toda a história da democracia portuguesa.

Tiago Petinga/Lusa
16 de Dezembro de 2019 às 23:19
  • 1
  • ...
O ministro das Finanças, Mário Centeno, já entregou a proposta do Orçamento do Estado para 2020 ao presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues.

Cerca de 15 minutos depois das 23h, mais cedo do que no ano passado, a proposta do OE 2020 foi entregue numa 'pen' no Parlamento nesta segunda-feira, 16 de dezembro, a data prevista pelo Governo. 

Ao lado de Mário Centeno estava o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, o secretário de Estado das Finanças, Ricardo Mourinho Félix, e o secretário de Estado do Orçamento, João Leão.

Numa declaração posterior à entrega, Centeno afirmou que "foi o orçamento mais rápido": "Foi feito no menor espaço de tempo de toda a história dos orçamentos da democracia portuguesa", disse, referindo o tempo entre a tomada de posse do Governo, a 26 de outubro, e a entrega desta proposta.

Para o ministro das Finanças este é um "indicador de coesão do Governo", o que pode ser interpretado como uma resposta a notícias que davam conta da tensão dentro do Executivo na formulação desta proposta nas últimas semanas.


Questionado pelos jornalistas sobre a viabilização da proposta no Parlamento, Mário Centeno disse que "talvez o segredo para a negociação é ninguém estar amarrado a ninguém", mostrando-se confiante de que o "sentido de responsabilidade" dos vários partidos vai manter-se. "Tenho muitas dúvidas que alguém não se possa rever num orçamento como este", afirmou o ministro das Finanças. 

Nestas breves declarações, Centeno definiu três "indicadores históricos" para Portugal que estão neste OE 2020: um excedente orçamental, o que "não acontecia há muitas décadas"; o alcance do objetivo de médio prazo do saldo estrutural, "um indicador essencial para a confiança dos investidores e dos portugueses na capacidade do Estado de enfrentar riscos e incertezas que estão à nossa frente"; e a dívida pública "claramente" abaixo dos 120% do PIB com uma trajetória de em quatro anos ser inferior a 100%.

A conferência de imprensa de apresentação da proposta do Orçamento do Estado acontecerá apenas amanhã de manhã, pelas 8:30. "O Ministro das Finanças, Mário Centeno, e respetivos Secretários de Estado apresentam o documento amanhã, terça-feira, às 8h30, no Salão Nobre do Ministério das Finanças em Conferência de Imprensa", referia uma nota do Ministério das Finanças.

No Twitter, há cerca de uma hora, António Costa anunciou que assinou a proposta do OE 2020. O primeiro-ministro escreveu que se trata de um Orçamento "de continuidade, bem atento às necessidades do presente e apostado em construir o futuro, desde logo pela prioridade dada aos jovens e ao objetivo de inverter a tendência demográfica".

(Notícia atualizada às 23h46 com as declarações de Mário Centeno)
Ver comentários
Saber mais Orçamento do Estado para 2020 OE 2020 Mário Centeno ministério das finanças
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio