Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal pode estar entre os sete países em risco de falhar metas de défice em 2015

A Comissão Europeia deve anunciar, esta sexta-feira, que há sete países em risco de falharem as metas de défice no próximo ano. Portugal encontra-se na lista, de acordo com a Reuters que teve acesso a uma versão provisória do documento. França, Itália e Espanha também constam.

Bloomberg
27 de Novembro de 2014 às 13:31
  • 5
  • ...

A Comissão Europeia deve revelar esta sexta-feira, 28 de Novembro, um relatório sobre os riscos orçamentais dos países da Zona Euro. Bruxelas pode anunciar que França, Itália e Bélgica estão em risco de falhar as metas do défice, de acordo com a Reuters.

 

Além destes três países, Espanha, Portugal, Áustria e Malta também constam da lista de países em risco de falhar as metas orçamentais de 2015.

 

A agência de informação adianta que Bruxelas não vai tomar, por agora, qualquer acção contra estes países.

 

As estimativas do Governo liderado por Passos Coelho apontam para que este ano o défice se situe em 4% do produto interno bruto (PIB), isto sem medidas extraordinárias, e que no próximo ano desça para 2,7%, um valor superior aos 2,5% inicialmente acordados com Bruxelas mas que fica abaixo das estimativas do Fundo Monetário Internacional e da própria Comissão Europeia.

 

França e Itália já tinham alertado para a possibilidade de não cumprirem as metas inicialmente previstas, o que gerou alguma tensão com Bruxelas. No início de Outubro, o Executivo francês reviu as suas metas, apontando para que o défice fosse de 4,4% este ano, 4,3% em 2015, de 3,8% em 2016 e, finalmente, de 2,8% em 2017, só então ficando abaixo do limite dos 3%.

 

No entanto, no dia 27 de Outubro, Paris enviou uma carta da Bruxelas onde se comprometeu a alterar estas metas e a aplicar medidas que reduzam o défice de 2015 em mais 3.600 milhões de euros do que estava previsto.

 

Já Itália estabeleceu como meta de défice 2,9% do PIB para o próximo ano, um valor que supera os 2,1% inicialmente acordados com a Comissão Europeia.

 

Espanha deve baixar o défice este ano para 5,8% do PIB, no próximo ano para 4,2% e em 2016 para 2,8%.

 

Esta sexta-feira será então conhecido o relatório referente aos países que compõem a Zona Euro. Excepção para a Grécia e Chipre, cujos dados não são incluídos devido ao facto de estarem ainda abrangidos por programas de ajuda externa. 

Ver comentários
Saber mais Comissão Europeia Zona Euro défices contas públicas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio