Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Francisco Louçã e João Cravinho entregam petição sobre reestruturação da dívida

A petição do manifesto dos 74 vai ser entregue no Parlamento por alguns dos subscritores do manifesto. Assunção Esteves recebe a comitiva às 12 horas.

Bruno Simão/Negócios
08 de Abril de 2014 às 16:40
  • ...

A petição que defende a reestruturação da dívida nacional, promovida pelo Manifesto dos 74, chega esta quarta-feira, dia 9 de Abril, ao Parlamento. O documento será entregue à Presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, por uma comitiva de nove pessoas, encabeçada pelo primeiro subscritor da petição, o ex-provedor de Justiça Alfredo José de Sousa. O ex-líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, e o ex-ministro do PS João Cravinho também vão lá estar.

 

A delegação inclui ainda António Franco, o advogado Eduardo Paz Ferreira, o almirante Fernando Melo Gomes, o politólogo Pedro Adão e Silva, e ainda Fernanda Soromenho e Ricardo Bayão Horta.

 

Estava previsto que o ex-ministro António Bagão Félix, do CDS, também marcasse presença, mas esta foi cancelada por motivos pessoais. Já a ex-líder do PSD Manuela Ferreira Leite, que também subscreveu o manifesto, não marca presença por ter “outras incumbências”, explicou João Cravinho ao Negócios. “É difícil conciliar as várias agendas”, justificou.

 

O manifesto dos 74 exige a reestruturação da dívida pública portuguesa, sugerindo três caminhos: a reestruturação, “pelo menos”, da dívida pública acima de 60% do PIB, o prolongamento de maturidades e a redução da taxa média de juros. Entre os subscritores, na sua maioria posicionados à esquerda, estão personalidades ligadas à direita, como Manuela Ferreira Leite, Bagão Félix ou António Capucho.

 

O manifesto foi mal recebido pelo Governo. Na passada sexta-feira, Passos Coelho disse mesmo que defender a reestruturação neste momento é o mesmo que pedir um segundo resgate. E avisou que uma reestruturação não dispensaria a austeridade.

 

A petição, com o nome “Preparar a reestruturação da dívida para crescer sustentadamente”, já recolheu, até agora, 34.466 assinaturas.

Ver comentários
Saber mais Manifesto dos 74 reestruturação dívida pública João Cravinho Francisco Louçã Parlamento
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio