Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Augusto Mateus: "O problema não é a dimensão dos cofres"

O ex-ministro da Economia desvalorizou a discussão sobre o ritmo de crescimento, preferindo o debate sobre a direcção em que a economia portuguesa deve seguir na fase de retoma.

Miguel Baltazar/Negócios
25 de Março de 2015 às 20:03
  • 3
  • ...

Augusto Mateus considerou esta quarta-feira, 25 de Março, que o problema actual a resolver na economia portuguesa "não é o da primeira perna que se move, ou seja, o ritmo de crescimento, mas o movimento da segunda perna, isto é, o que se faz com esses 1% ou 2% que vamos crescer".

 

Numa alusão à discussão política provocada pelas declarações da ministra das Finanças sobre a existência de "cofres cheios" – com António Costa a ripostar que há milhões de pobres, uma taxa de desemprego acima dos 13% e um recuo no investimento – o ex-ministro da Economia e actual consultor da empresa Augusto Mateus & Associados apontou que "o problema não é a dimensão dos cofres" e o que o mais relevante "foi termos virado uma página".

 

"Estamos a assistir ao fim de um ciclo e à abertura de um novo ciclo. Mas não estamos à procura do ciclo perdido, mas de uma nova forma de crescimento", frisou. Durante um seminário organizado pela EDP na Casa da Música, no Porto, Mateus referiu ainda que o país precisa de criar mais valor, mas também apropriar-se de uma fatia maior desse valor – chamou-lhe valor partilhado – num "jogo de eficiência colectiva e não estritamente individual".

Ver comentários
Saber mais Augusto Mateus António Costa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio