Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Varoufakis: Armazenámos comida, medicamentos e combustível que duram seis meses se houver cerco económico

O ministro grego das Finanças disse ao The Telegraph que a Grécia está preparada para um cerco económico e que, por isso, armazenou alimentos, medicamentos e energia suficientes para seis meses. 

Bloomberg
03 de Julho de 2015 às 20:41
  • 113
  • ...

Yanis Varoufakis afirmou, em declarações ao jornal The Telegragh, que a Grécia tem estado a precaver-se para o caso de haver um cerco económico. Além de ter armazenado comida, medicamentos e energia, também pôs de lado um fundo de emergência para cobrir as necessidades vitais do país em matéria de importação de alimentos.

O governo Syriza está ainda a trabalhar com base no pressuposto de que as potências credoras da Europa regressarão à mesa das negociações se o povo grego não concordar com as suas exigências de austeridade no referendo do próximo domingo, comentou o ministro helénico das Finanças ao jornal britânico.

"Felizmente, temos stocks de petróleo para seis meses e de medicamentos para quatro meses", acrescentou.

Varoufakis disse também que um comité especial, composto por cinco homens, em representação do Tesouro grego, do Banco da Grécia, dos sindicatos e dos bancos privados, está a trabalhar afincadamente, numa "sala de guerra" próxima do seu gabinete, para alocarem estas preciosas reservas como grandes prioridades.


A Grécia armazenou reservas suficientes de combustíveis e medicamentos para aguentar um cerco económico prolongado, além de ter posto de lado um financiamento de emergência para cobrir as necessidades de alimentos importados, salientou.


Os alimentos têm estado isentos de um congelamento das importações desde que foi introduzido um controlo de capitais no início desta semana, salienta o The Telegraph. Cereais, carne, produtos lácteos e outros alimentos podem entrar livremente no país, evitando um potencial desastre numa altura em que a época turística está ao rubro.

Ver comentários
Saber mais Varoufakis Grécia cerco económico comida alimentos medicamentos energia combustível Europa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio