Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

SPD está pronto para começar a negociar coligação com Merkel

Apesar de ter pedido mais tempo a Merkel para ponderar uma entrada numa “grande coligação”, o SPD deverá estar já a debater internamente a possibilidade de se coligar com a CDU, à semelhança do que aconteceu em 2005.

Inês Balreira inesbalreira@negocios.pt 27 de Setembro de 2013 às 13:17

O SDP tem uma reunião agendada para o final da tarde desta sexta-feira, em Berlim, onde deverá ser discutida a existência de uma base comum com a CDU, que permita desenhar um programa governamental em coligação. Tal reunião significa, como indicam fontes dos sociais-democratas à Bloomberg, que o partido está pronto para começar a negociar com a CDU os termos de uma possível coligação, que confira a Merkel uma maioria parlamentar.

 

A chanceler alemã abordou já o presidente do SPD para a formação de uma coligação parlamentar, mas Sigmar Gabriel pediu tempo a Merkel para ponderar voltar a entrar numa “grande coligação”.

 

A relutância dos sociais-democratas em formar um governo de coligação com Merkel tem-se revelado uma estratégia vantajosa, uma vez que a chanceler alemã mostrou-se já disposta a ceder em algumas questões, como no salário mínimo ou nos impostos, refere a Bloomberg.

 

No entanto, dentro do próprio SPD, há divergências sobre que medidas do programa eleitoral devem ser prioritárias quando chegar à altura de negociar com a CDU.

 

Mesmo que as negociações decorram de forma positiva e seja possível formar uma coligação governamental com os democratas-cristãos, os membros do SPD deverão ser consultados, através de votação interna, sobre a vontade de alinhar num governo com a CDU.

Ver comentários
Saber mais Alemanha CDU SPD Merkel
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio