Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Pierre Moscovici: Gregos “são vítimas colaterais de um cenário político que nunca pediram”

O comissário europeu Pierre Moscovici revelou que está preocupado com a situação dos gregos, em especial com os que estão numa posição mais vulnerável. Responsável espera que o "sim" vença o referendo de domingo, o que seria uma prova "que os gregos escolheram claramente pertencer à Zona Euro".

Reuters
03 de Julho de 2015 às 12:50
  • 18
  • ...

O comissário europeu para os assuntos económicos, Pierre Moscovici, em declarações a alguns correspondentes em Bruxelas, citadas pelo El Mundo, mostrou-se preocupado com a situação da população grega. "A minha preocupação agora é pelos 11 milhões de gregos, sobretudo os mais vulneráveis. É muito triste pensar na situação que enfrentam agora. São vítimas colaterais de um cenário político que nunca pediram e são eles que o estão a pagar agora. Por isso, é necessário retomar as negociações no dia seguinte ao referendo. As necessidades financeiras do país não terão desaparecido", afirmou.

Sobre o referendo, Moscovici manifestou ainda a sua esperança que o "sim" ganhe. "Será a prova que os gregos escolheram claramente pertencer à Zona Euro", afirmou. As últimas sondagens mostram que os gregos estão muito divididos nas suas intenções de voto para o referendo deste domingo, 5 de Julho. A mais recente sondagem realizada pela Universidade da Macedónia para a Bloomberg, aponta para a vitória do "não", com 43% dos votos, enquanto o "sim" recolhe 42,5% das intenções de voto. A margem de erro desta sondagem é de 3%. Segundo uma outra sondagem, conduzida pelo instituto Alco para o jornal Ethnos, 44,8% dos gregos apoia o "sim", portanto a proposta de acordo apresentada pelos credores, contra 43,3% que o rejeitam. A percentagem de indecisos, a dois dias do referendo, é de 11,8%.


"A Comissão Europeia não é credora, actua sobre o mandato do Eurogrupo para encontrar soluções, como mediadora. Pensamos que o sítio da Grécia é na Zona Euro e não em nenhum outro lugar. A Grécia precisa do euro. Temos um interesse político enorme que siga na Zona Euro", disse o comissário europeu, citado pelo El Mundo. Pierre Moscovici considera ainda que é fundamental manter a linha do diálogo aberta. "É mais importante que nunca para nós. Espero que possamos restabelecer as linhas do diálogo. Não fazê-lo teria consequências para todos mas seria desastroso para a Grécia. O futuro dos gregos está nas suas mãos e respeitamos todos os processos democráticos. A minha esperança é que votem ‘sim’ para que a Grécia siga firmemente ancorada à Europa", acrescentou.


O comissário europeu assinalou que o Eurogrupo da última quarta-feira foi breve devido "à situação política e sobretudo pelo discurso do primeiro-ministro" que "se tivesse tomado outra decisão a situação agora seria diferente". 

Numa entrevista dada esta quinta-feira, 2 de Julho, Alexis Tsipras fez saber que quer ganhe o "sim" quer ganhe o "não" partirá para Bruxelas na segunda-feira, dia a seguir ao referendo, para assinar um acordo com os credores.

Ver comentários
Saber mais Pierre Moscovici Bruxelas El Mundo Zona Euro Alexis Tsipras Grécia Eurogrupo Comissão Europeia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio