Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Hollande diz que foi alcançado um "bom compromisso" com Grécia

O presidente francês, François Hollande, qualificou este sábado o acordo alcançado na sexta-feira em Bruxelas entre a Grécia e os credores como um "bom compromisso", que prolonga por mais quatro meses o financiamento ao país helénico.

4 de Fevereiro – Tsipras após encontro com o presidente francês 

'Precisamos de um novo acordo para fazer regressar o crescimento e a coesão social à Europa. França tem de desempenhar um papel decisivo na mudança da política europeia”.
Reuters
21 de Fevereiro de 2015 às 11:28
  • 21
  • ...

"Para a Europa e para a Grécia é um bom compromisso aquele a que se chegou", declarou o presidente socialista, citado pela agência de notícias francesa (AFP), à margem de uma visita a uma feira de agricultura em Paris.

 

E reforçou: "Sobre o dossier da Grécia, chegámos a uma boa solução, que passa por prolongar o financiamento necessário para que a Grécia assegure a sua transição e possa honrar as suas responsabilidades".

 

François Hollande realçou que o acordo permite que o novo Governo helénico ganhe tempo para iniciar o processo de implementação de reformas, preservando o respeito pelos eleitores gregos.

 

A Europa comprometeu-se a estender o financiamento à Grécia por mais quatro meses, mas sob condições estritas que vão ser analisadas na próxima semana.

 

O acordo foi alcançado à custa de muitos compromissos estabelecidos com o Governo do Syriza, depois de um encontro chamado de "trabalhoso" pelo político francês, naquela que foi a terceira reunião em menos de dez dias para que os 19 ministros da Zona Euro finalizassem um compromisso.

 

Atenas deve apresentar até segunda-feira uma lista de reformas para ser aprovado pelos credores, agora referidas como "instituições" (União Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional), porque os gregos não queriam ouvir mais falar da troika.

Ver comentários
Saber mais François Hollande Grécia Zona Euro Atenas União Europeia Banco Central Europeu Fundo Monetário Internacional política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio