Notícia
Grécia antecipa crescimento de 2,9% em 2015
O Orçamento do Estado da Grécia prevê que a economia cresça, no próximo ano, próximo de 3% e que o desemprego se situe nos 22,6%. As previsões inscritas no documento não são, no entanto, partilhadas pela troika, que "tem estimativas diferentes".
O Orçamento do Estado da Grécia dá entrada, esta sexta-feira, 21 de Novembro, no Parlamento helénico. E o Governo de Atenas antecipa que a economia cresça, no próximo ano 2,9%, um valor superior aos 0,6% antecipados pelo Executivo liderado por Antonis Samaras (na foto) para este ano. A previsão de crescimento do produto interno bruto (PIB) inscrita no documento foi revelada por Christos Staikouras, ministro-adjunto das Finanças da Grécia, aos jornalistas, e citada pela Bloomberg.
O Orçamento para 2015 antecipa também que o excedente orçamental primário do país será de 3% do PIB, um valor que contrasta com os 1,8% previstos para 2014. A dívida pública deverá rondar os 317 mil milhões de euros, ou seja, 171% do PIB. No que diz respeito às receitas líquidas, as previsões inscritas no Orçamento apontam para 50,9 mil milhões de euros, um valor inferior ao antecipado para este ano: 55,3 mil milhões de euros.
Quanto ao desemprego, a estimativa é que este se situe nos 22,6% em 2015, ligeiramente abaixo dos 24,8% apontados para este ano.
Por outro lado, o Governo helénico espera arrecadar 2,5 mil milhões de euros com a venda de activos públicos. O ministro-adjunto das Finanças, de acordo com a agência de informação norte-americana, salientou que a Grécia vai continuar a desenvolver esforços para ter finanças públicas estáveis.
No entanto, a imprensa internacional escreve que a troika não concorda com as estimativas inscritas no documento. Staikouras, aos jornalistas, apontou que "a troika tem estimativas diferentes" e antecipa "um buraco orçamental em 2015".