Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

FMI congratula-se com memorando de entendimento e pode vir a ajudar de novo a Grécia

O Fundo liderado por Christine Lagarde refere, em comunicado, que aquando da primeira avaliação do programa do MEE irá decidir se participa com ajuda financeira adicional a Atenas.

Reuters
14 de Agosto de 2015 às 01:03
  • 1
  • ...

A missão do Fundo Monetário Internacional, encabeçada por Delia Velculescu, esteve em Atenas de 30 de Julho a 12 de Agosto para participar nas discussões técnicas entre as autoridades gregas e a Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) relativamente a um programa económico passível de ser financeiramente suportado pelo MEE.

 

No fim desta missão, o FMI sublinhou, em comunicado divulgado na noite de 13 de Agosto, que trabalhou em estreita cooperação com as autoridades gregas e com os parceiros europeus, salientando que o memorando de entendimento que foi alcançado constituiu "um passo em frente muito importante".

 

No mesmo documento, o Fundo refere que procurará, agora, trabalhar com o governo helénico no sentido de desenvolver mais em detalhe o programa que foi delineado, com vista a que os parceiros europeus da Grécia "possam tomar decisões em matéria de alívio da dívida que permitam que a dívida grega se torne sustentável".

 

"O FMI continuará estreitamente empenhado em ajudar, neste processo, o governo grego e os parceiros europeus", refere o comunicado do organismo liderado por Christine Lagarde, acrescentando que avaliará se participará em qualquer ajuda financeira adicional à Grécia quando tiverem sido dados os passos relativos ao alívio da dívida e ao programa das autoridades helénicas, "que são esperados por altura da primeira avaliação do programa do MEE". 

Recorde-se que Atenas fez, a 24 de Julho, um pedido formal ao FMI para participar nas negociações para um terceiro pacote de resgate. No entanto, a 30 de Julho, o Fundo anunciou que não iria financiar um terceiro resgate e que só poderá equacionar a possibilidade de emprestar mais dinheiro à Grécia quando o governo lhe der garantias de alívio da dívida e de aplicação completa de um pacote de reformas.

Ver comentários
Saber mais Fundo Monetário Internacional Delia Velculescu Comissão Europeia Banco Central Europeu e Mecanismo Europeu de Estabilidade MEE FMI Fundo Grécia Christine Lagarde
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio