Notícia
Encomendas às fábricas alemães em máximos de dois anos e meio
As encomendas realizadas às fábricas germânicas cresceram 5,2% em Dezembro. Este valor é o mais elevado desde Julho de 2014.
Em Dezembro, as encomendas às fábricas alemães cresceram 5,2% face ao mês anterior graças sobretudo à procura elevada por bens de investimento, de acordo com os dados divulgados esta manhã pelo ministério germânico da Economia. Este valor é mais elevado desde Julho de 2014.
As leituras para este indicador são geralmente voláteis. Ainda assim, o crescimento das encomendas ficou bem acima do estimado pelos analistas consultados pela Bloomberg que antecipavam uma subida de 0,7%.
Comparando com Dezembro de 2015, as encomendas avançaram 8,1%.
A expansão económica da maior economia da Zona Euro acelerou nos últimos três meses do ano passado e uma subida das encomendas em Dezembro permite antecipar que o início de 2017 terá sido positivo para a indústria alemã.
"Todos os dados recentes apontam para um início de 2017 muito forte na Alemanha e na Zona Euro depois de um bom quarto trimestre" apontou a economista Julian Trahorsch do Landesbank Baden-Wuerttemberg. "Mas não estamos excessivamente optimistas para 2017 porque há vários obstáculos para a economia", acrescentou.