Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Actividade industrial da Zona Euro cresce ao ritmo mais rápido em quase seis anos

A actividade industrial da Zona Euro teve um forte início de ano, impulsionada sobretudo pelo desempenho de países como a Áustria, Holanda e Alemanha.

Paulo Duarte
01 de Fevereiro de 2017 às 09:57
  • ...

O índice PMI para a indústria – que mede a "saúde" deste sector através das condições actuais de negócios – da Markit Economics, subiu de 54,9 pontos em Dezembro para 55,2 pontos em Janeiro. 


Este indicador, que tem assinalado expansões desde Julho de 2013, ficou acima da primeira leitura que apontava para 55,1 pontos (uma leitura acima de 50 pontos indica expansão, e abaixo desse limiar, contracção).  

"A actividade industrial na Zona Euro teve um forte início de ano, gozando da mais rápida taxa de crescimento em quase seis anos", afirma Chris Williamson, economista-chefe da Markit Economics, citado no comunicado. "As taxas de crescimento das novas encomendas, das exportações e do emprego atingiram máximos de vários anos, tendo a desvalorização do euro desempenhado um papel fundamental para ajudar a impulsionar novas vendas nos mercados de exportação".

Os dados nacionais mostram que a expansão foi mais rápida na Áustria, Holanda e Alemanha, onde a taxa de crescimento foi a mais alta dos últimos três anos. O crescimento também foi robusto em Espanha e na Irlanda.

A recente melhoria do desempenho de França continuou, com o PMI a atingir um máximo de 68 meses, nos 53,4 pontos. Em contraste, a contracção na Grécia acentuou-se, com o PMI nos 46,6 pontos.

Esta evolução leva a Markit Economics a antecipar que o discurso do Banco Central Europeu (BCE) poderá mudar brevemente. "Se o crescimento actual da actividade industrial e o aumento associado dos preços forem sustentados, a retórica no BCE deverá tornar-se mais favorável à subida dos juros, embora com cautela sobre a possibilidade de os desenvolvimentos políticos condicionarem as perspectivas", afirma Chris Williamson.

Os dados sobre a actividade industrial na Zona Euro são conhecidos depois de ter sido revelado ontem que o crescimento do PIB da região cresceu 0,5%, no quarto trimestre do ano, enquanto o desemprego desceu para 9,6% em Dezembro, o nível mais baixo desde Maio de 2009. Já a inflação disparou para 1,8%, em Janeiro, um valor muito acima do esperado. 

Ver comentários
Saber mais Zona Euro indústria PMI Alemanha Áustria Espanha França Grécia actividade industrial
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio