Notícia
Taxa de desemprego na Alemanha recua para mínimo histórico
A maior economia europeia volta a dar sinais de aceleração do crescimento no arranque de 2017.
A taxa de desemprego na Alemanha desceu em Janeiro para 5,9%, o registo mais baixo desde a reunificação do país. O número de pessoas fora do mercado de trabalho, tendo em conta os dados ajustados da sazonalidade, desceu em 26 mil para um total de 2,61 milhões, anunciou a Agência Federal do Trabalho.
Os números surpreenderam as expectativas dos economistas, que apontavam para a manutenção da taxa de desemprego em 6% e a redução de apenas 5 mil desempregados.
Estes números vêm assim confirmar o momento de aceleração do crescimento da maior economia, que de acordo com o Bundesbank terá crescido 0,5% no quarto trimestre.
A França revelou esta terça-feira que o PIB cresceu 0,4% no quarto trimestre, o que também traduz uma aceleração. Com as duas maiores economias do euro a darem sinais positivos e a inflação na região também a recuperar, crescem as pressões para o Banco Central Europeu começar a reduzir o programa de estímulos.
Ainda hoje o Eurostat vai publicar os dados do PIB da Zona Euro no quarto trimestre, mais um dado importante para avaliar a evolução da economia da região. Será também conhecida a primeira estimativa para a inflação de Janeiro.