Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Encomendas à indústria alemã com a maior queda desde 2009

O volume de encomendas às fábricas germânicas registou em Janeiro a quebra mais acentuada em oito anos, o que se ficou essencialmente a dever à redução da procura por bens de investimento.

5º - Alemanha. Pontuação: 5,6
Negócios 07 de Março de 2017 às 07:56
  • ...

Os dados divulgados esta terça-feira, 7 de Março, pelo Ministério da Economia alemão mostram que o volume de encomendas feitas à indústria germânica teve em Janeiro deste ano a maior queda desde Janeiro 2009, o equivalente ao maior abrandamento em oito anos.

 

Ajustadas aos efeitos sazonais e à inflação, as encomendas às fábricas alemãs caíram 7,4% relativamente a Dezembro do ano passado, mês em que havia sido registado um aumento de 5,2%, variação que representava então a maior subida em mais de dois anos. Já comparativamente com o período homólogo, a quebra das encomendas foi de 0,8%.

 

Se em Dezembro tinha sido em especial o aumento da procura por bens de investimento a justificar a forte subida, em Janeiro foi precisamente a quebra na procura deste tipo de bens a contribuir para o pior desempenho das encomendas à indústria desde 2009.

 

A redução de 7,4% compara com a descida média estimada de 2,5% antecipada pelos analistas consultados pela agência Bloomberg. Esta agência noticiosa recorda que apesar dos sinais de recuperação da economia alemã, nomeadamente ao nível da inflação, estes dados hoje conhecidos mostram que a maior economia da Zona Euro não está ainda imune a riscos.

 

Na semana passada o banco central germânico (BundesbanK) estimava que o crescimento económico seria retomado no início de 2017, uma recuperação a ser estimulada pela procura interna e por melhores perspectivas sobre o comportamento da economia global.

Ver comentários
Saber mais Alemanha Indústria Encomendas BundesbanK Zona Euro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio