Notícia
Encomendas à indústria alemã registam maior subida em mais de dois anos
As encomendas às fábricas alemãs cresceram 4,9% em Outubro, muito acima do esperado pelos analistas. É mais um sinal de que a maior economia da Europa está a acelerar neste último trimestre, depois do abrandamento entre Julho e Setembro.
As encomendas à indústria alemã aumentaram mais do que o esperado em Outubro, o que sugere que o crescimento da maior economia europeia deverá ter acelerado no último trimestre deste ano.
Segundo os dados revelados esta terça-feira, 6 de Dezembro, pelo ministério alemão da Economia, as encomendas à indústria cresceram 4,9% em Outubro, face ao mês anterior, depois da subida de 0,3% em Setembro.
O aumento registado em Outubro foi o mais elevado desde Julho de 2014, e muito superior às estimativas dos analistas, que apontavam para um crescimento de apenas 0,6%.
Em termos homólogos – ou seja, na comparação com Outubro de 2015 – este indicador avançou 6,3%.
Os dados confirmam os sinais de que a economia alemã ganhou impulso no último trimestre depois do abrandamento registado no período entre Julho e Setembro. A confiança dos empresários subiu para o nível mais alto em dois anos, no mês passado, enquanto o desemprego se manteve em mínimos. O Bundesbank – o banco central germânico – prevê que o crescimento económico vai acelerar "consideravelmente" no final de 2016.