Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dombrovskis: Empréstimo ponte à Grécia será discutido a 28

O vice-presidente da Comissão Europeia diz que o financiamento ponte à Grécia será discutido a 28, não excluindo o Reino Unido da discussão. E justifica: há urgência nas decisões e há preocupação com potenciais contágios, mesmo a países que não pertencem ao euro.

Bloomberg
15 de Julho de 2015 às 12:24
  • 3
  • ...

O vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, diz que o financiamento ponte que deverá ser concedido à Grécia será discutido a 28. Ou seja, rejeita que o Reino Unido não seja chamado ao debate. E justifica com dois pontos: há urgência nas decisões e há preocupação com potenciais contágios, mesmo a países que não pertencem ao euro.

 

As declarações do responsável foram feitas em Bruxelas, durante uma conferência de imprensa. É suposto haver "participação de todos os 28 estados-membros", afirmou. "É a proposta da Comissão", acrescentou explicando que há dois factores que justificam esta abordagem: "a urgência e a preocupação" de que haja "consequências para os países", mesmo os que não pertencem à Zona Euro.

 
Estas declarações surgem depois do Reino Unido ter dito que não participaria. O ministro britânico das Finanças, George Osborne, rejeitou, logo na segunda-feira, a ideia de contribuir para um empréstimo de emergência, o chamado financiamento-ponte, ou de curto prazo, a ser atribuído a Atenas antes de ser formalizado um terceiro pacote de ajuda.

 

Dombrovskis admitiu que "há sérias preocupações com a sustentabilidade da dívida" grega, algo que está explanado no relatório que foi publicado esta quarta-feira, 15 de Julho.

Ainda assim, salientou que "os custos de financiamento da dívida da Grécia são mais baixos do que, por exemplo, Itália ou Portugal" em termos de PIB. O vice-presidente da Comissão realça que não é possível discutir este tipo de questões, uma vez que "a comissão ainda não tem mandato para negociar, porque a Grécia tem de cumprir algumas condições antes de iniciar as negociações", tal como ficou acordado este fim-de-semana. Em causa está a aprovação das medidas de austeridade acordadas com os credores.

 

"Hoje é um dia crucial, porque o Parlamento grego vai votar" estas medidas, salientou.

Ver comentários
Saber mais Valdis Dombrovskis vice-presidente da Comissão Europeia Grécia Reino Unido Bruxelas Comissão Zona Euro George Osborne Atenas política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio