Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCE: Bancos gregos só vão reabrir quando houver capital novo e garantia de liquidez

Andreas Dombret, membro do BCE, garantiu que os bancos da Grécia só vão abrir quando receberem capital novo e tiverem garantida liquidez suficiente por parte do banco central. Esta manhã, o ministério das Finanças anunciou que a banca estará de portas fechadas durante o dia de amanhã.

Bloomberg
15 de Julho de 2015 às 12:44
  • 6
  • ...

Andreas Dombret, membro do Mecanismo Único de Supervisão do Banco Central Europeu (BCE), afirmou esta quarta-feira, 15 de Julho, que os bancos gregos só deverão reabrir depois de receberem novo capital, e de o financiamento do banco central estar garantido.

 

"Em primeiro lugar, deve garantir-se que os bancos gregos serão suficientemente recapitalizados no âmbito de um novo programa de ajuda", defendeu Dombret num discurso em Munique, revelado pelo Bundesbank e citado pela Bloomberg.

 

Em segundo lugar, acrescentou o membro do BCE, "deve assegurar-se que há liquidez disponível suficiente, para o caso de os depositantes quererem levantar mais dinheiro após a abertura dos bancos recapitalizados".

 

Dado que as negociações que estão a decorrer em Bruxelas sobre o empréstimo de curto prazo têm de estar concluídas antes do início das negociações para um terceiro resgate ao país, as declarações de Dombret sinalizam que o BCE não espera que os bancos reabram no imediato.

 

O parlamento grego vota, esta quarta-feira, as primeiras medidas de austeridade que foram acordadas em Bruxelas, em torno do terceiro programa de assistência financeira. Mesmo que os diplomatas recebam luz verde do parlamento, não é certo que o banco central considere que as perspectivas de um acordo político sejam suficientes para permitir um aumento da exposição do banco central nacional – que legalmente concede a ELA – ao sistema financeiro grego.

 

Esta manhã, o ministério das Finanças da Grécia anunciou que os bancos vão continuar fechados durante o dia 16 de Julho. Quando reabrirem, a expectativa é de que mantenham algum controlo de capitais, incluindo limites a levantamentos e transferências para o exterior.

 

Os bancos da Grécia estão encerrados desde 29 de Junho, dia em que foram impostos controlos de capitais. Neste momento, cada grego não pode levantar mais de 60 euros por dia.

 

 

 

 

 

Ver comentários
Saber mais Andreas Dombret Banco Central Europeu Mecanismo Único de Supervisão BCE Munique Bundesbank Bruxelas ministério das Finanças da Grécia Grécia economia negócios e finanças macroeconomia mercado e câmbios serviços financeiros política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio