Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCE deverá optar por deixar inalterada linha de liquidez de emergência aos bancos gregos

A reunião da autoridade monetária ainda não acabou, mas a agência Bloomberg já está a avançar que o BCE vai manter sem variação a linha de liquidez de emergência para os bancos gregos.

BCE
16 de Julho de 2015 às 10:20
  • 4
  • ...

A aprovação das medidas de austeridade por parte do Parlamento grego não será suficiente para o Banco Central Europeu aumentar o montante da Assistência de Liquidez de Emergência (ELA) para os bancos gregos.

De acordo com a Bloomberg, que cita fontes conhecedoras do processo, o BCE vai esta quinta-feira, 16 de Julho, optar por deixar inalterado o valor da ELA em 88,6 mil milhões de euros. Terá sido esta a recomendação da comissão executiva do BCE, que deverá ser seguida pelo Conselho de Governadores.

O Banco da Grécia solicitou um aumento da linha em 1,5 mil milhões de euros, para contrariar os constrangimentos de liquidez que a banca do país enfrenta, segundo a Bloomberg. Os bancos gregos estão fechados e foi imposto o controlo de capitais no país há mais de duas semanas.

A reabertura dos bancos nunca deverá acontecer antes do BCE elevar o valor da linha de liquidez de emergência, mas a instituição liderada por Mario Draghi pretende ter mais garantias de que a Grécia vai reembolsar os títulos de dívida comprados pelo banco central.

O prazo para o pagamento de 3,5 mil milhões de euros ao BCE termina na segunda-feira, 20 de Julho, sendo que até lá os ministros das Finanças do euro têm que encontrar uma solução para conceder a Atenas um financiamento de emergência. Depois do parlamento grego ter dado "luz verde" às medidas de austeridade associadas ao terceiro resgate, o Eurogrupo reúne-se esta quinta-feira por teleconferência precisamente para tentar fechar este financiamento-ponte à Grécia.

Ver comentários
Saber mais Banco Central Europeu ELA BCE Banco da Grécia Mario Draghi Eurogrupo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio