Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCE mantém taxas de juro inalteradas

A instituição monetária da Zona Euro manteve inalteradas as taxas de juro de referência, de depósitos e de cedência de liquidez. Algo que já era esperado, após uma reunião que deverá ter sido marcada pela Grécia. Agora, resta aguardar pela conferência de imprensa que decorrerá às 13h30 desta quinta-feira.

23 de Março – Draghi no Parlamento europeu

“O que é preciso é colocar no terreno um processo que restaure o diálogo de políticas entre o governo grego e as três instituições, de forma a que consigamos obter uma perspectiva credível de uma conclusão com sucesso da avaliação'
Bloomberg
16 de Julho de 2015 às 12:49
  • ...

O Banco Central Europeu (BCE) voltou a deixar a taxa de juro de referência inalterada. Actualmente em 0,05%, este é o mínimo histórico que os responsáveis do Conselho do banco central decidiram manter, na reunião de política monetária concluída esta quinta-feira, 16 de Julho. Também as restantes taxas de referência ficaram inalteradas.

 

A taxa de depósitos cobrada pela instituição monetária da Zona Euro voltou a ficar em -0,2%, ao passo que a taxa de cedência de liquidez manteve-se em 0,3%. Estas são as primeiras conclusões de mais uma reunião de política monetária do BCE. Às 13h30 desta quinta-feira, Mario Draghi irá apresentar-se em conferência de imprensa, para apresentar os principais tópicos que dominaram o encontro, bem como outras decisões que possam ter sido tomadas.

 

Em cima da mesa estava a possibilidade de a instituição liderada por Mario Draghi aumentar a Assistência de Liquidez de Emergência (ELA, na sigla anglo-saxónica) aos bancos gregos, actualmente me cerca de 89 mil milhões de euros. Contudo, a agência Bloomberg avançou já esta quinta-feira que o limite máximo irá manter-se.

 

Algo que, a concretizar-se, vai contra a expectativa dos analistas. Estes defendiam que, caso o Parlamento grego aprovasse as medidas negociadas pelo Governo com os credores - algo que se veio a verificar -, o BCE iria aumentar a liquidez à banca, de modo a permitir que os levantamentos diários de 60 euros pudessem continuar. Desta forma, a única certeza é que as instituições financeiras helénicas irão manter-se encerradas.

 

(Notícia actualizada às 12h55, com mais informação)

Ver comentários
Saber mais BCE Banco Central Europeu política monetária economia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio