Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

AP: Diferenças entre Portugal e Grécia? "Centeno não é Varoufakis"

Um é "discreto", o outro é "extravagante". A diferença entre os ministros das Finanças de Portugal e Grécia não é a única que existe entre os dois países. Mas também há muitas semelhanças, e a Europa está a olhar desconfiada para a ascensão da aliança de esquerda em Portugal.

Ministro das Finanças - Mário Centeno
Bruno Simão
26 de Novembro de 2015 às 10:22
  • 49
  • ...

"Uma aliança anti-austeridade, que inclui os partidos radicais de esquerda, assume o poder. Uma economia instável e uma grande dívida ameaçam a economia nacional. O resto da Europa observa com um olhar desconfiado. Parece familiar? Não é a Grécia, mas um outro país da Zona Euro: Portugal".

É desta forma que a Associated Press (AP) descreve a realidade portuguesa num texto de análise publicado esta quinta-feira, 26 de Novembro, dia em que se realiza a tomada de posse do novo Executivo liderado por António Costa. A agência noticiosa sublinha que o país que era tido com um "exemplo" na implementação de medidas de austeridade tornou-se, agora, uma "nova fonte de preocupação na Europa".

A aliança de esquerda, descreve a Associated Press, derrubou o Governo de coligação liderado por Passos Coelho que implementou as reformas exigidas pelos credores desde 2011, como cortes na despesa e aumento de impostos.

"Os desenvolvimentos reflectem o que aconteceu na Grécia, cujo líder radical quase tirou o país da Zona Euro, este ano", sinaliza a análise, acrescentando que a "ascensão e a retórica do PS" lembram o radical Syriza, comandado por Alexis Tsipras.

Há outras semelhanças: tanto os gregos como os portugueses foram confrontados com duras medidas de austeridade nos últimos anos, que aumentaram a pobreza e o desemprego nos dois países.

Tal como fez Tsipras, também António Costa promete virar a página da austeridade, aliviando os impostos e revertendo os cortes salariais na Função Pública. Além disso, e tal como a Grécia, Portugal tem uma elevada dívida pública, acima de 130% do PIB.

Contudo, a agência noticiosa destaca também as diferenças entre os dois países. A começar pelo guardião da pasta das Finanças. "Em primeiro lugar, Mario Centeno não é o Yanis Varoufakis", sublinha o artigo.   

O ministro das Finanças português "é discreto - muito longe do extravagante ex-ministro grego Varoufakis, cujo grito rebelde afastou os credores da Grécia", descreve a agência. "Os portugueses, geralmente, não são tão impetuosos como os gregos, sem protestos violentos registados nas ruas de Lisboa".

Além do ministro, a economia dos dois países também é distinta. Depois de três anos de recessão, a economia portuguesa cresceu 1,5% no primeiro semestre deste ano face ao mesmo período de 2014, e a taxa de desemprego desceu de 17,7% em 2013 para 11,7% no terceiro trimestre. Já o governo grego estima que a nação mediterrânea permaneça em recessão em 2016, e o desemprego se mantenha acima de 25%.

"Estamos bastante preocupados, mas é seguro dizer que Portugal não será outra Grécia", refere Federico Santi, analista do Eurasia Group, citado pela Associated Press.   

Ver comentários
Saber mais Portugal Grécia Mário Centeno Yanis Varoufakis PS PSD Alexis Tsipras António Costa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio