Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bruxelas envia técnicos a Madrid para validar défice de 2012

Decisão da Comissão Europeia surge depois do primeiro-ministro espanhol ter anunciado um défice de 6,7% do PIB, abaixo do previsto por Bruxelas.

04 de Março de 2013 às 13:04
  • ...

A Comissão Europeia decidiu enviar uma equipa de técnicos a Madrid, para validar com as autoridades espanholas o valor do défice orçamental do ano passado, noticia hoje a imprensa espanhola.

 

Esta decisão surge depois de o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, ter anunciado na semana passada que o défice orçamental de 2012 (sem ter em conta a ajuda ao sector financeiro) ficou em 6,7%, abaixo dos 7% previstos por Bruxelas dias antes.

 

“Haverá uma missão técnica, de um só dia, para troca de informações sobre os últimos dados das finanças públicas espanholas”, disse uma fonte comunitária ao "Expansion", confirmando uma notícia avançada pelo "La Vanguardia".

 

Esta missão faz parte “do diálogo regular entre os serviços da Comissão Europeia e as autoridades nacionais”, assegurou a mesma fonte, desvalorizando a importância desta visita.

 

Depois de Mariano Rajoy ter assegurado que défice de 2012 teria ficado em 6,7% do PIB, o porta-voz de Olli Rehn afirmou que a Comissão Europeia ficaria “encantada” com um valor do défice mais baixo do que o previsto, mas que iria aguardar pelo valor definitivo, a ser divulgado pelo Eurostat em Abril, antes de se pronunciar.

 

Terá causado estranheza em Bruxelas o anúncio de Mariano Rajoy, já que no Boletim de Inverno divulgado a 22 de Fevereiro, a Comissão Europeia antevia um défice de 7% em Espanha, tendo por base informação disponível até 15 de Fevereiro. Cinco dias depois Mariano Rajoy comunicou que o défice do ano passado tinha ficado em 6,7% do PIB.

 

Como lembra o "Expansion", o historial de Espanha a comunicar os valores do défice tem sido conturbado. A antiga ministra da economia, Elena Salgado, anunciou um primeiro défice de 6% do PIB para 2011, mas o valor acabou por ser revisto por diversas vezes, até aos 9,4% finais.

Ver comentários
Saber mais défice orçamental Eurostat Espanha Mariano Rajoy
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio