Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCE aumenta linha de financiamento aos bancos gregos para 84,1 mil milhões de euros

O banco central da Zona Euro aumentou a linha de liquidez de emergência para os bancos gregos de 83 mil milhões para 84,1 mil milhões de euros.

5 de Março – Draghi na conferência de imprensa após a reunião do BCE

'A última coisa que se pode dizer é que o BCE não está a ajudar a Grécia'
Reuters
Negócios 17 de Junho de 2015 às 17:34

O Conselho do Banco Central Europeu (BCE) autorizou um aumento de 1,1 mil milhões de euros na Assistência de Liquidez de Emergência (ELA, na sigla inglesa) à Grécia, tendo elevado o limite máximo dos fundos a ceder à banca para 84 mil milhões de euros, avança a Bloomberg.

No início de Fevereiro, após as eleições gregas, o BCE deixou de aceitar dívida grega como colateral para financiar os bancos europeus. Apesar de a decisão se estender a todos os bancos da região, os bancos gregos são os mais afectados pois são os que, precisamente, mais detêm dívida helénica nos seus cofres.

Para não deixar os bancos gregos sem financiamento, e com a fuga de depósitos em alta, o BCE abriu uma linha de liquidez de emergência no valor de 60 mil milhões de euros para a banca grega. A linha ELA (na sigla em inglês) é revista quinzenalmente pelo Conselho do BCE.

 

A decisão do Banco Central Europeu acontece um dia antes de os ministros das Finanças da Zona Euro se reunirem para tentarem chegar a um acordo com Atenas. 

Ver comentários
Saber mais Conselho do Banco Central Europeu BCE Grécia ELA Assistência de Liquidez de Emergência
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio