Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ministros das finanças europeus esperam acordo sobre sistema de supervisão bancária ainda hoje

Os ministros das finanças da UE deverão alcançar hoje um acordo quanto ao sistema de supervisão bancária. O BCE deverá supervisionar os bancos em risco “sistémico” e aqueles que receberam ajuda pública.

Dados económicos pressionam euro
12 de Dezembro de 2012 às 17:30
  • ...

O acordo para a supervisão bancária pode estar mais próximo. Alemanha e França terão concordado que o Banco Central Europeu (BCE) supervisione os bancos com uma importância “sistémica” e aqueles que foram intervencionados, segundo o “El País”. A medida visa evitar um caso de bancarrota da futura união bancária europeia.

Os restantes bancos deverão permanecer sob a vigilância dos bancos centrais dos países, podendo o BCE fornecer directrizes específicas para os mesmos. A autoridade monetária poderá vir a colocar mais bancos debaixo da sua supervisão.

Wolfgang Schäuble, ministro das finanças alemão, afirmou que existe a possibilidade de se chegar hoje a um acordo sobre a supervisão bancária. Há, porém, a hipótese de ter de vir a realizar-se uma nova reunião com os ministros das finanças da União Europeia (UE), antes do Natal.

O ministro das finanças alemão esclareceu que não é assim “tão difícil” definir quais os bancos que devem estar sob supervisão diária do BCE, admitindo que em última análise todos os bancos o estarão. Uma “clara divisão” entre a política monetária do BCE e os seus poderes de supervisão tem também de ser garantida, afirmou Schäuble antes da reunião com os homólogos da UE.

Países de fora da Zona Euro, particularmente o Reino Unido, poderão dificultar o acordo, segundo o espanhol “El País”. Contudo não está ainda definida a posição destes países num sistema de supervisão bancária.

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, lembrou aos estados membros como é “crucial” um rápido acordo para a criação deste acordo e apelou à “complacência” de todos os elementos.

Espanha partilha da opinião que a UE deve alcançar hoje um acordo quanto à entidade de supervisão bancária. Luís Guindos, ministro da Economia espanhol mostrou-se hoje, antes da reunião, “confiante” quanto ao alcance do acordo nesta reunião, antes do Conselho Europeu de amanhã. Guindos adiantou que há ainda alguns “assuntos em aberto”

O ministro espanhol explicou a necessidade criar corpos governativos separados com o perigo de algum tipo de contaminação uma vez que o BCE continuará a ser responsável pela política monetária europeia a que acrescerão as funções de supervisão.

A entidade de supervisão bancária terá uma equipa de 200 economistas que serão contratados pela instituição com sede em Frankfurt, segundo o “El Pais”.

Os casos em que organismo de supervisão e o BCE não estiverem de acordo serão avaliados pela autoridade bancária europeia (EBA), segundo o “El Pais” que cita o jornal alemão "Süddeutsche Zeitung”.

Perto de 150 bancos europeus deverão ficar sob a supervisão do BCE, refere o jornal espanhol, citando o alemão “Handelsblatt”.

Ver comentários
Saber mais União Europeia Europa. BCE. sistema de supervisão bancária Durão Barroso. Schäuble Guindos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio