Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Michael Gove promete reduzir imigração e investir mais dinheiro nos serviços públicos

O actual ministro da Justiça de Cameron apresentou esta sexta-feira as linhas principais da sua candidatura à liderança dos Tories britânicos.

reuters
01 de Julho de 2016 às 12:28
  • 1
  • ...

"Fiz tudo o que podia para não me candidatar à liderança dos Conservadores". Daí a surpresa quando Michael Gove, actual detentor da pasta da Justiça, apresentou a sua candidatura.

Apoiante do Brexit, era esperado que Gove se colocasse ao lado de Boris Johnson nesta corrida. Contudo, acabou por considerar que o colega de partido não era a pessoa certa para avançar com as negociações com Bruxelas. E o próprio acabou por se retirar ontem da corrida.


"Tive de manter as minhas convicções", acabou por defender já esta sexta-feira, 1 de Julho. Foi uma cedência pelo próprio partido: "Não tenho glamour ou carisma", admitiu.

Num discurso com mais de meia hora, Gove - que é um dos cinco candidatos declarados à sucessão de David Cameron - defendeu o comércio livre com a União Europeia mas o fim do "livre movimento" de trabalhadores e pessoas. Nos seus planos está a redução do número de imigrantes, com a introdução de um sistema de pontos como o que vigora na Austrália.

Outra das garantias é de que o dinheiro enviado para Bruxelas vai passar a ser injectado nos serviços públicos, com destaque para o serviço nacional de saúde. "Não vou hesitar em tirar-nos da União Europeia", reforçou.

Questionado pelo Daily Star Sunday sobre a candidatura de Gove, Boris Johnson foi curto: "Desejo-lhe o maior sucesso possível".

 

Ver comentários
Saber mais Michael Gove política União Europeia Bruxelas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio