Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Escócia: Governo abre caminho a novo referendo sobre independência

No rescaldo do Brexit, o governo escocês avisara que ponderaria de novo referendar a independência face ao Reino Unido para poder permanecer na União Europeia. A legislação para viabilizar uma nova consulta começou a ser preparada.

Reuters
Negócios 07 de Setembro de 2016 às 12:28
  • ...

O governo escocês vai começar a preparar a legislação necessária para avançar com um novo referendo sobre a independência face ao Reino Unido. O anúncio foi feito esta terça-feira, 6 de Setembro, pela primeira-ministra escocesa Nicola Sturgeon.


"Vamos iniciar consultas sobre um projecto de lei para refazer o referendo para que este esteja pronto para implementação imediata caso se conclua que a independência é a melhor ou a única maneira de proteger a Escócia", disse a chefe do governo perante o Parlamento.


Sturgeon argumentou que o voto de Junho, através do qual os britânicos decidiram deixar a União Europeia (UE), arrastando a Escócia nessa decisão, alterou dramaticamente os termos do debate, pelo que se justifica reponderar a independência, não obstante o mais recente referendo ter tido lugar há apenas dois anos, tendo a opção de permanecer parte do Reino Unido sido favorecida por uma clara maioria.


Um novo referendo na Escócia poderá ainda esbarrar na oposição de Londres. Citado pela Reuters, Michael Keating, director do Centre on Constitutional Change, lembra que o referendo escocês de 2014 foi agendado após um acordo político entre Edimburgo e governo nacional sediado em Londres (na altura, chefiado por David Cameron), pelo que esse precedente daria agora à primeira-ministra Theresa May a possibilidade de bloquear uma nova consulta.


As pesquisas de opinião mais recentes indicam que uma pequena maioria dos escoceses ainda prefere permanecer parte do Reino Unido, embora a maioria se revele simultaneamente insatisfeita com a saída da UE após um referendo em que a Escócia votou pela permanência.

Ver comentários
Saber mais Brexit Nicola Sturgeon Escócia Reino Unido União Europeia independência Brexit Theresa May David Cameron
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio