Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Primeiro-ministro e Governo francês não resistem à pressão e demitem-se

A derrota dos socialistas nas eleições municipais elevou a pressão política para níveis insustentáveis e tanto o primeiro-ministro como o Governo já apresentaram a demissão a Hollande. O Presidente francês deverá nomear Manuel Valls como novo primeiro-ministro de França, de acordo com a imprensa internacional.

Reuters
31 de Março de 2014 às 17:13
  • 46
  • ...

A segunda volta das eleições municipais deste domingo em França começou por, previsivelmente, abalar a liderança e a política do Presidente francês François Hollande. Mas enquanto se iniciava a discussão sobre a legitimidade de Hollande, o primeiro-ministro francês, Jean-Marc Ayrault, e todo o Governo em bloco apresentaram a demissão, entretanto já confirmada oficial, de acordo com o “Le Monde”.

 

Em França, a imprensa avança que Hollande vai dirigir-se, às 20 horas em Paris, aos franceses, momento que deverá servir para confirmar o nome de Manuel Valls, até agora ministro do Interior, como o primeiro-ministro de um novo Governo. Os jornais franceses adiantam que Hollande já terá mesmo indicado o nome do responsável.

 

O “El País” cita o “Le Monde” e escreve que Valls é somente a segunda opção do Presidente francês que terá proposto o cargo de chefe de Governo ao agora ex-ministro da Defesa Jean-Yves Le Drian. Drian terá recusado a proposta de Hollande que passados poucos minutos já convidava Valls para primeiro-ministro.

 

Na declaração aos franceses, Hollande poderá apostar em tentar dissociar os resultados das eleições locais daquela que tem sido a sua orientação política. A escolha de um novo Executivo deverá servir a aposta na redefinição, não apenas formal, mas também prática no que concerne ao programa político para o que resta do mandato. Todavia as dúvidas são muitas e a escolha de Valls, considerado alguém próximo da facção mais à direita do PS francês, poderá não garantir nem o consenso que Hollande gostaria, nem o apoio popular necessário à estabilidade política francesa.

 

Recorde-se que François Hollande depara-se com níveis de popularidade historicamente baixos para um Presidente francês, facto para o qual contribuíram, entre outras razões, a desilusão do eleitorado que confiou nas promessas em relação à prossecução de uma política de investimento público e voltada para os mais desfavorecidos.

 

Os factos sobre a vida privada de Hollande entretanto conhecidos foram outro factor de descredibilização do Presidente gaulês.

 

O péssimo resultado do Partido Socialista francês na última noite, que assistiu ao fortalecimento do UMP do ex-Presidente Nicolas Sarkozy e à grande subida da Frente Nacional de Marine Le Pen foram a última gota de água para o Governo francês.

 

Para já Hollande sobrevive mas a pressão sobre ele mantém-se. O “Financial Times” escrevia esta segunda-feira, ainda antes do anúncio da queda do Governo, que Hollande pretende apostar em cortes na elevada carga de impostos, actualmente suportada pelos franceses, por forma a controlar os danos causados pela derrota eleitoral que se assumia como previsível e que na última noite confirmou-se enquadrada nas piores expectativas. 

 

 
Biografia de Manuel Valls
Com 51 anos de idade Manuel Valls terá a difícil tarefa de chefiar um Governo numa altura em que o Presidente Hollande enfrenta taxas de aprovação historicamente baixas e quando a confiança da sociedade francesa demonstra um elevado grau de desconfiança no PS francês.

 

Membro do PS desde 1980, foi defensor da corrente “Segunda Esquerda” que contrapunha uma visão mais liberal à opção na altura representada pelo carismático François Miterrand.

 

Depois de ter sido parlamentar, em 2011 candidatou-se à liderança do PS obtendo apenas 6% nas primárias que acabariam por determinar a eleição de Hollande como líder do partido. Já em 2012 foi o director de comunicação da campanha presidencial que levou Hollande até ao Eliseu.

 

Ministro do Interior até esta segunda-feira, terá agora a incumbência de liderar o Governo francês, numa tarefa que dependerá, em grande medida, da capacidade de François Hollande garantir a estabilidade e apoio social necessários à finalização do actual mandato presidencial.

(Notícia actualizada às 18h16 com biografia de Manuel Valls)

Ver comentários
Saber mais França Hollande Manuel Valls
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio