Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Manuel Valls já tomou posse como primeiro-ministro francês

Manuel Valls substitui Jean-Marc Ayrault que se demitiu na segunda-feira, na sequência da derrota do PS francês nas eleições locais.

Reuters
  • ...

Manuel Valls assumiu o cargo de primeiro-ministro de França esta terça-feira, 1 de Abril, substituindo Jean-Marc Ayrault, que se demitiu ontem na sequência da derrota dos socialistas nas eleições locais, que decorreram no fim-de-semana. 

 

O político de 51 anos, que foi ministro do Interior desde 2012, assumiu o cargo na residência oficial do primeiro-ministro, no centro de Paris, depois de uma breve cerimónia, de acordo com a Reuters.

 

Valls começou por felicitar Ayrault por ter “cumprido a missão com os valores que são os seus e com respeito pelos valores da República, que partilho”. “Pode estar orgulhoso do que fez”, concluiu Manuel Valls.

 

Relativamente ao que doravante será o seu papel, Valls afiançou que irá continuar “o trabalho desenvolvido com o mesmo compromisso com o país”.  

 

“Começa uma nova etapa, uma tarefa difícil e exigente em todos os instantes, mas ao mesmo tempo motivante. Nós teremos apenas uma missão: Servir França e os franceses”, cita o “Libération”.

 

O novo primeiro-ministro, que era o ministro mais popular do Governo que cessou funções esta segunda-feira, mostrou que a sua principal intenção é aproximar o Executivo, agora por ele liderado, do cidadão comum. 

 

Entre as suas primeiras tarefas está a de propor um novo Governo. Na segunda-feira, a imprensa francesa avançava que o novo Executivo não estaria formado até quarta-feira, 2 de Abril, e hoje, a Reuters confirma que o novo Governo estará formado amanhã.

 

Ontem, ao final da tarde, o presidente francês François Hollande incumbiu Valls da missão de “conduzir o Governo de França”, uma tarefa que, de acordo com o chefe de Estado, assenta em três pilares: “relançamento da economia, aposta na justiça social e descida dos impostos”. 

 

François Hollande explicou que a redefinição programática decorre da "necessidade de mais reformas", patente nos resultados da segunda volta das eleições municipais deste domingo, que "espelharam uma França dividida". 

 
Biografia de Manuel Valls

Com 51 anos de idade Manuel Valls terá a difícil tarefa de chefiar um Governo numa altura em que o Presidente Hollande enfrenta taxas de aprovação historicamente baixas e quando a confiança da sociedade francesa demonstra um elevado grau de desconfiança no PS francês.

 

Membro do PS desde 1980, foi defensor da corrente “Segunda Esquerda” que contrapunha uma visão mais liberal à opção na altura representada pelo carismático François Miterrand.

 

Depois de ter sido parlamentar, em 2011 candidatou-se à liderança do PS obtendo apenas 6% nas primárias que acabariam por determinar a eleição de Hollande como líder do partido. Já em 2012 foi o director de comunicação da campanha presidencial que levou Hollande até ao Eliseu.

 

Ministro do Interior até ao final de Março, terá agora a incumbência de liderar o Governo francês, numa tarefa que dependerá, em grande medida, da capacidade de François Hollande garantir a estabilidade e apoio social necessários à finalização do actual mandato presidencial.
Ver comentários
Saber mais Manuel Valls França Jean-Marc Ayrault Paris François Hollande
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio