Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Osborne e o Banco de Inglaterra vão aumentar fiscalização ao crédito imobiliário

George Osborne, ministro das Finanças britânico, vai introduzir fiscalizações anuais ao programa de “ajuda para comprar” (casa), em parceria com o Banco de Inglaterra, numa resposta ao aumento das preocupações em torno desta medida, que poderá aumentar o preço das habitações, criando uma bolha imobiliária.

Bloomberg
27 de Setembro de 2013 às 13:36
  • ...

O ministro das Finanças britânico e o Comité de Política Financeira do Banco de Inglaterra vão reavaliar o programa de ajuda à compra de habitação, que apoia os contribuintes, de forma a que estes precisem apenas de um depósito inicial de 5%. O Comité de Política Financeira vai avaliar se os parâmetros chave, como o tecto de preços e a taxa cobrada aos credores continua a ser apropriada.

 

O plano de Osborne tem gerado críticas do Fundo Monetário Internacional e do ministro das Empresas, Inovação e Qualificações, Vince Cable, que defendem que este pode vir a desencadear uma bolha imobiliária.

 

A primeira fase, com empréstimo sem taxas de juro para compradores de habitações novas começou em Abril e já contribuiu para a melhoria do mercado imobiliário. Os dados de hoje, sexta-feira, mostram que o preço das habitações subiu para máximos de mais de um ano, e o Comité de Política Financeira do Banco de Inglaterra diz-se pronto para actuar caso surjam riscos à estabilidade.

 

“Agora que o Comité de Política Financeira divulgou a sua última avaliação do mercado imobiliário, antes do lançamento do programa de ajuda à compra de casa, estamos a avaliar mais detalhes sobre como se vai processar”, afirmou o Tesouro britânico. O Comité de Política Financeira, o governador do Banco de Inglaterra, Mark Carney, e Osborne concordaram que “os desenvolvimentos no mercado imobiliário representam uma recuperação face aos baixos níveis de actividade, mas temos que nos manter atentos”.

 

Estas garantias visam criar um estímulo de 130 mil milhões de libras, cerca de 154,53 mil milhões de euros em empréstimos imobiliários, disponíveis para todas as casas com um custo de pelo menos 600 mil libras.

Ver comentários
Saber mais Banco de Inglaterra Osborne crédito imobiliário fiscalização
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio