Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Cazeneuve: Autor moral dos atentados de Paris esteve envolvido em quatro atentados falhados

O ministro francês do Interior revelou que o alegado cérebro dos atentados da passada sexta-feira em Paris esteve envolvido em outras quatro tentativas falhadas de ataques terroristas.

Reuters
19 de Novembro de 2015 às 16:27
  • 4
  • ...

O ministro francês do Interior, Bernard Cazeneuve (na foto), revelou esta quinta-feira, que Abdelhamid Abaaoud, o alegado autor moral dos atentados que provocaram 129 mortos na passada sexta-feira, em Paris, e que foi morto na operação militar na madrugada de quarta-feira, em Saint-Denis, esteve envolvido em outras quatro tentativas de ataques terroristas que, porém, se saldaram por insucesso.

 

Segundo o governante francês, Abaaoud esteve envolvido em quatro das seis tentativas de ataques que as forças de segurança gaulesas conseguiram evitar.

 

Rejeitando algumas das informações que vêm sendo veiculadas, Cazeneuve negou que os serviços de informação gauleses tivessem recebido qualquer tipo de informação relacionada com o regresso de Abdelhamid Abaaoud à Europa.

 

O governante francês adiantou ainda que a informação recebida sobre o paradeiro de Abaaoud chegou apenas três dias depois dos ataques de sexta-feira, sendo que a origem da dita informação não proveio de nenhuma "intelligence" europeia. Por outro lado, Cazeneuve confirmou que Abdelhamid Abaaoud desempenhou um papel determinante nos eventos que vitimaram pelo menos 129 pessoas em Paris.

 

As palavras do responsável francês foram proferidas na véspera da reunião marcada para a próxima sexta-feira, 20 de Novembro, entre os ministros do Interior da União Europeia.

 

De acordo com o documento preparatório do encontro de amanhã, a que a agência Reuters teve acesso, a União Europeia prepara-se para aprovar medidas com carácter de urgência que irão implicar regras mais apertadas de controlo nas fronteiras externas do espaço de livre circulação Schengen.

Ver comentários
Saber mais Bernard Cazeneuve Abdelhamid Abaaoud União Europeia Paris Saint-Denis França Terrorismo Schengen
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio