Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Cabu, o cartoonista do Charlie Hebdo que esteve em Portugal durante o PREC

Jean Cabu foi uma das vítimas do ataque terrorista ao Charlie Hebdo. Descrito pelo Le Monde como um "gigante do cartoonismo francês", dono de "um golpe de lápis sem igual", esteve em Portugal durante o PREC. O seu trabalho foi publicado no Charlie Hebdo a 1 de Maio de 1975 e recordado no livro "Nas Bocas do Mundo - O 25 de Abril e o PREC na Imprensa Internacional".

Negócios 07 de Janeiro de 2015 às 23:09
  • ...

"Crónicas ilustradas pelo desenhador francês Cabu no Charlie Hebdo, em Maio de 1975, sobre uma visita sua a Lisboa, reflectindo o movimento de solidariedade com a revolução portuguesa que então se desenhava entre a esquerda europeia. A primeira, a 1 de Maio, sob o título 'Empenhem-se, reempenhem-se… com Portugal', abre com a reprodução de um poster celebrando o 25 de Abril, à venda em Lisboa, e com a nota de que há 'criminosos de guerra de Angola [que] têm agora o cartão do PCP'. Observa que usar farda de camuflado se tornou mais popular entre as mulheres portuguesas do que ser jogador do Benfica e que as forças armadas tomam conta de tudo, estranhando que seja possível conciliar hierarquia militar com autogestão. Sobre os militares, conclui que eram os vencedores antecipados das eleições, duvidando da sua liderança do processo político."  

(Imagem e texto cedidos por Joaquim Vieira, autor, com Reto Monico, do livro "Nas Bocas do Mundo - O 25 de Abril e o PREC na Imprensa Internacional")

Ver comentários
Saber mais Jean Cabu Charlie Hebdo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio